Powered By Blogger

terça-feira, 31 de maio de 2011

Eu quero apenas...

         A música é sagrada para nos aproximar a Deus, lógico que existe algumas que suas mensagens muitas vezes sub-liminares, nos afastam de Deus com versos mal ditos. Santo Agostinho, e sua famosa frase; quem canta, reza duas vezes. O povo diz em seu ditado; Quem canta os males espanta. O Sítio implanta a musicalidade como oração, reflexão, libertando todos os males, aproximando o irmão que ao chegar é acolhido com : Amigo que bom que você veio, foi Jesus que te chamou,ouh ouh!! e você aceitou!!......digamos que seria um higiene vocal!!! Salmo 89.16- Feliz o povo que vos sabe louvar! Ele caminha na luz da vossa face, Senhor!!! Os anjos cantaram Glória. Quando cantamos fazemos de nossa alma uma imensa orquestra, sentimos cada acorde,cada instrumento. Tem música que não da vontade de parar de cantar, tem outras que fala o que tu vive ou pensa, pela vida inteira ou por apenas um momento. Se neste exato momento uma música falasse por mim e pelo Sítio eu não exitaria de cantar assim:
Eu quero apenas olhar os campos
Eu quero apenas cantar meu canto.
Eu só não quero cantar sozinho, eu quero um coro de passarinhos.
Quero levar o meu canto amigo a qualquer amigo que precisar.
Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar!!
Eu quero apenas um vento forte,levar meu barco no rumo norte,
E no caminho o que eu pescar,quero dividir quando lá chegar.
Eu quero crer na paz do futuro, eu quero ter um quintal sem muro,
Quero meu filho pisando firme, cantando alto,sorrindo livre.
Eu quero amor decididndo a vida, sentir a força da mão amiga.
O meu irmão de sorriso aberto, se ele chorar quero estar por perto.
Venha comigo olhar os campos, venha comigo cantar meu canto.

Gessi, o dono da camisa 7 , fez 55 anos, mais um niver em família com a família Bom Pastor.
Sete o número da perfeição a soma dos quatro elementos da criação da Terra feita por Deus,com o três da Santíssima Trindade .Assim então: Quatro elementos: Água, ar, fogo, terra + Pai,Filho e Espírito Santo= Sete
Eu quero apenas dizer amém!!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Bombeiros que incendeiam!

Teresa e Pe. Quinha: Membros da coorporação.
        Um dos mais conhecidos ofício dos bombeiros é apagar incêndio. Isto traz uma ligação direta com o socorro. Este auxílio em que por um momento alguém precisa de ti. ´Meu irmão quando passa o dia resolvendo vários problemas diz: Foi o dia inteiro apagando fogo!! Um dia saíamos de uma Missa das 8:00 correndo para tocar em outra comunidade na Missa das 10:00 e o padre brincou: Lá vai os bombeiros!!! Pois é!!! Gessi e Josi nem se fala, muito antes do Sítio existir já estavam prontos ao socorro daqueles que buscavam a Pastoral da Sobriedade. Quem caminha em missões, pastorais sociais, sabem na pele o que digo neste momento, o momento em que Deus te manda para um auxílio em seu nome, seja ele qual for e como for, dentro e fora das igrejas ou do Sítio, tu é o socorro, tu é o profeta da vez, tu é o santo da hora, tem que ser resolvido em nome de Jesus. E Paulo lembra: ai de mim se não o faço. O Sítio é muitas vezes o Bombeiro que socorre, traz a segurança, apaga o fogo da cachaça, da nicotina, da maconha, da preda do crack. Esse fogo que marcou a carne de cada um pro resto da vida, igual o ferro quente que marca a boiada. Tá no couro,nunca mais sai. Só que este Sítio bombeiro também incendeia, abrasa os corações, enche seus acolhidos com o fogo do Espírito Santo e esse mesmo rebanho que traz as marcas do fogo do passado, recebe uma nova marca, a marca do amor de Deus, a marca da evangelização, a marca da acolhida, a marca do Síto Bom Beiro, o Bom Pastor!!Amém!! 

domingo, 29 de maio de 2011

Domingo de Visitas.

          Hoje último domingo do mês o Sítio abriu suas tramelas para receber amigos e familiares, é o dia das visitas. Padre João também nos visitou e celebrou conosco a Santa Missa ás 15:00 horas. Sempre atencioso, agora já mais adaptados entre nós, menos envergonhado e literalmente muito a vontade demonstrou com suas sábias palavras toda sua experiência e seu amor em seu Ministério. Missionário Irlandês, quase 50 anos de Brasil, parece que quando celebra no Sítio passa uns flash-backs de suas andanças pelo Brasil, onde passou em Minas, Bahia, onde em suas homilias assimila boas lembranças. Como chegou mais cedo, ainda se colocou a disposição para confissões. Para finalizar este texto vou repetir o que falei com ele na despedida: Valeu Padre!!!! Amém!!

sábado, 28 de maio de 2011

Entre o falso e verdadeiro.

           Há tempos fico pensando sobre uma realidade que acontece em todos os Sítios. O cara tá la na zoeira, por muitos motivos busca tratamento. Por não mais suportar a dor, isso é verdadeiro. Não conseguir controlar a vontade do uso, isso também é verdadeiro.  Por não conseguir mais ver seus familiares sofrerem, isso é verdadeiro. Ele pode ir e voltar pro sítio 10 vezes, mas é verdadeiro. Isso é perceptível ao conhecer o acolhido, sua expressão, trejeitos, maneira de falar, isso é verdadeiro. Por outro lado que é o lado adversário da verdade no caso o lado da mentira o lado falso. É o cara que vem pra descançar um tempo da zoeira, é o cara que quer limpar a barra em casa com a esposa, namorada ou com a mamãe, limpar a barra também na rua, com a polícia ou com os traficantes, muitas vezes procuram o acolhimento fujindo da morte por estarem devendo. Os que desta forma falsa de buscar o tratamento, não nos cabe julgar, temos que acolher e deixar que o próprio se resolva com Deus, É bater o olho, é como um raio x na alma, respirar fundo e seja feita a vontade de Deus. Quantas vezes acolhendo estes caras estamos como diz o ditado criando cobra,  eles formam facção contra o regulamento da casa, atrapalhando tudo e todos. Há tempos fico pensando: O que leva o cara buscar o acolhimento, porém quer fumar escondido, ou ter um celular escondido, ou uma cachaça escondida. E o pior, na maioria das vezes as tretas estão de comum acordo com os próprios familiares que os levaram e fizeram belos discursos. Ou seja, leva um cigarrinho pra ele ficar quieto lá, aí ele não faz M.... aqui.! Quando procuramos os responsáveis, muitos lavam as mãos. Mas é esses que precisamos socorrer ainda mais. Sempre rezamos: Socorrei principalmente os mais necessitados. A chapa é quente irmãos, aqui a lógica é não ter lógica, é dormir com o inimigo, é suportar até que o próprio aborte-se, não suportando ele mesmo suas própria mentiras. O Sítio em muitos setores pode se dizer que é incondicional, mas uma condição é indispensável a verdade aos olhos de Deus. Porque se enganam, porque perdem seu tempo vivendo em sistema confinado submetido a regras e normas  apesar de ter a liberdade de se desligar a qualquer momento, porque enganar a esperança de seus familiares, porque tirar vaga de quem verdadeiramente quer e precisa, ( Uma vez veio um de Três Pontas - MG, veio no lugar do outro por algum motivo, o outro ficou a espera de uma vaga, a casa estava lotada de sem vergonhas e este outro que ficou para tráz em pouco tempo cometeu o suicídio em sua cidade.) Entenderam a gravidade.
é como estar com um palito aceso no meio de um barril de pólvora e um palheiro, sendo que nada pode incendear e nem a luz pode apagar. O desligamento de um acolhido é o pior momento para quem coordena um tipo de trabalho como este, é necessário estar preparado para tomar as decisões , mesmo que com o coração esmagado porém para o bem daqueles quem se entregam ao acolhimento em verdade.Sabemos sabiamente que é isso que o diabo quer, somos inimigos do próprio inimigo, por isso que não tem e nem vai ter para ele porque nosso Deus é único e maior com poder  para mudar o que é impossível aos nossos olhos. Amém!!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

4000 e 300 d.C.

            Pois é!!! esta frase é de Pe. Lecheque. ( Na verdade   sempre escrevo seu nome como se fala , para aqueles que não o conhecem entender a pronúncia de seu nome, pois afinal ele é Polonês. Leszeck¨). Pois é, por trezentas vezes como hoje mais uma vez estou aqui. Por vezes até duas vezes em mesmo dia. por outras triste com a minha antiga carroça, como eu chamava o velho computador que dava pau e nada fazia aquela giringonça funcionar!! Do outro lado, por quatro mil vezes este blog foi visitado. Por várias partes do mundo como sempre relato quando estamos apresentando as estatísticas de blog. Histórias são contadas, fatos, graças e milagres são passados diariamente aqui. Desabafos de uma rotina de que assumimos lutar contra o que chamam impossível!! Mas!!!!!Como para Deus nada é impossível creio eu em cada  vida  que a cura existe, basta buscar para ouvir:  Vá!!! A Tua Fé te Curou!!Pois é , é assim mesmo, enquanto muitos ditos cheios de fé pelas sacristias adolando e pertubando os pobres dos padres cheio de serviço, convictos estarem cheios do Espírito Santo dizem: Ihhh!! Uhhhh!! esse aí? Você? Esse aí , tem jeito não!!!! é o que mais ouço em minhas andanças pelas comunidades da nossa Paróquia. Pois é!! a vida é dura pra quem é mole. E aqui não tem moleza pra ninguém, ainda mais nós, que estamos a frente botando verdadeiramente a cara a tapa. Se liga na missão meu irmão!! Se depender de mim eu vou até o fim. Histórias vem e vão, vidas chegam em nossas mãos. As vezes o irmãozinho passou pelo Sítio e continua na mesma vida, ou até pior, é o que você pensa, no fundo o íntimo de seus momentos sóbrios alguma semente que ibernava, pode germinar. Já vi casos assim. Por isso escrevemos e contamos, alguém pode ler  e alguma palavra que pode ser a chave de muitas respostas. Entregando a Deus os passos de nossas lutas. Amém!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

É dando que se recebe.

           Poucos dias faltam para o Sítio completar três anos de acolhida, 13 de junho!! Mas desde aquele 13 de junho, somos iguais. Somos mais amadurecidos! Sim!! mais experientes, Sim!! mais espertos!!! Sim!! A ¨caôzeira¨ é sempre a mesma, a gente não cai mais. Deus nos prepara por fases. Hoje recebemos uma generosa doação das Irmãs do Divino Zelo, alimentos que nos manterá talves por mais de 90 dias. Domingo passado recebemos a visita de Pe. Quinha, veio de Petrópolis-RJ cheio de compromissos de domingo, em um intervalo de sua agenda Celebrar a Santa Missa para nós. Na sexta feira anterior recebemos o convite para mandar quatro acolhidos para o Encontro dos Vicentinos em Cristo, em Valença-RJ, Marco Aurélio, Geovani, Paulo e Romoaldo, foram passar o fim de semana no encontro. Domingo agora estaremos recebendo um dos Padres de Nossa Paróquia de São Sebastião.(SVD) ou de lá o Irmão Geraldo, para celebrar a Santa Missa ás 15:00 horas e receber também familiares e amigos neste domingo de visitas. Recebemos com gratidão todas estas graças que Deus nos envia, sendo elas apoios em alimentos, e o apoio espiritual de nossos Sacerdotes. Há três anos plantamos uma pequena semente e sem pressa colhemos estes
frutos, nossa Igreja é assim sem pressa, pois ela é eterna. Sabemos contar como tudo começou no Bom Pastor, o que acontece no Bom Pastor, o que vai acontecer sabemos que é assim sem pressa, nas mãos de Deus, que vem montando toda uma engrenagem de pessoas, transformando em uma imensa roda gigante que gira devagar, sem pressa, como este blog que amanhã completará 300 postagens, 4.000 visualizações que nos estimulam sem acelerar os passos, passos que de 12 em 12 vem mostrando um programa de vida nova para os acolhidos, que recebemos a qualquer dia, a qualquer hora!!mesmo considerado um qualquer!! Recebemos tanbém muitas orações. Tudo isso aconteceu e acontece porque um dia Gessi, Josi, eu ,recebemos uma missão, uma ordem de Deus e nós simplesmente sem pedir tempo pra pensar, e também sem pensar respondemos um confiante sim. É fácil!! não!! Difícil, Também não!!! Então com diz Don Irineu: Troquem o acento do Amém e ÂMEM!! Doamos e nos doamos, por isso recebemos, não é o que diz São Francisco: Pois é dando que se recebe! na Salve Rainha: Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos beneficios que todos os dias recebemos!! Para doar e receber não podemos ter medo!! Não tenha medo de agir, não tenha medo de ajudar, seja a luz do mundo!! Amém!!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

A Queda.



Os vicios te cercam, os pecados também! Fechou a mente, fecha a porteira!!
PERDEU!!
                     Hoje agora pouco estávamos todos encurujados em nossa varanda assistindo um palestra de um Encontro realizado por Don Irineu onde o cantor Dunga palestrava sobre o o Passo Arrepender, do programa de 12 passos da Pastoral da Sobriedade. De tantas coisas bem faladas e necessárias, me chamou atenção quando Dunga relata a homília do Bispo e sua colocação sobre o fundo do poço. Quando falava eu imaginava o poço em sua profundidade e a queda, uma queda livre: AHhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh e PÁ. Chegou no fundo!! Esse Ahhhhh!!!! é a trajetória da vida em vícios e pecados e o Pá!!! e o camarada estabacando!!  Aí já voltando ao Bispo que disse: Só tem saída pra cima, e pra cima só existe Deus!! Lá que tá a luz!! Amém!!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Vergonha.

        Polêmica palavra esta tal de vergonha. Talvez deve ser uma das mais escutadas noTop 10 dos vícios. Sempre depois da culpa. Afiada sempre cortante com suas lâminas tocando as feridas,traz tanta discursão, tanto debate e o mais importante que é a consciência da palavra ninguém toma.(pegou mal tomar vergonha é papo de ativa.).
Os núcleos ofendidos e depremidos não suportam a expressão: ter vergonha na cara. Isso não significa que o dependente não tenha vergonha, mas reforça-o a ter e exercer este sentimento quando sua dignidade foi atingida por atos ligados a falta de controle e equilíbrio. Apesar de ofender a muitos acredito que ela não faz mal a ninguém, só que para tomar posse as vezes antes da vergonha tem a coragem, menos polêmica, porém também ofende os fracos, que esqueceram que a fraqueza é humana também. Polêmicas a parte a fraqueza, a vergonha e coragem,são ítens ao questionamento. Vemos recuperações de pessoas ricas que viraram mendigos e hoje superaram tudo o que passou, e também de pessoas pobres que também viraram mendigos e hoje também superaram seus problemas. Na sociedade havia diferença, na vergonha, na fraqueza, na coragem, não!! Então! A coragem dá a força para superar a fraqueza, e resgatar a vergonha, perdida para os pecados . Por mais ignorante ou incrédulo, Jesus esta agindo ouvindo suas súplicas, conscientes ou não, esta em sua vida até mesmo que você não queira, até tu entender que foi escolhido e ele simplesmente te diz:

A vergonha de confessar o primeiro erro, nos leva a muitos outros. (Jean de La Fontaine)
 Coragem.  Em 1 Cor. 15:34 - ¨Tornai-vos á sobriedade, como é justo,  e não pequeis; porque alguns não tem conhecimento de Deus,isto digo para vergonha vossa.¨ . Assim seja, Amém!!!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O copo.

         Um simples objeto, que pode se transformar em uma arma de calibre homeopáticos. É nele que o ato se consome, talvez na logística da coisa é o próprio veículo da destruição. Do álcool ao crack, ele é o vilão das dependências, o rito, o mito emocional, a satifação de estar com ele nas mãos. Do brinde ao gole do santo, lá esta o amigo mais fiél. Um copo descartável pode levar mil anos para se decompor, de copo em copo é que a garrafa esvazia e o usuário enche o papo.O pior problema para o ex-acolhido do sítio não é encher o copo, é quando olha pro fundo do copo e já sabe que ali esta o fundo do poço. E ele recaído. Cair é do homem, levantar é de Deus, desculpa de recaídos já viciados em casas de recuperação de cunho Cristão. Na dramaturgia o alcoolismo é uma grande novela, que mesmo ao mudar dos capítulos a história é a mesma, o copo é o coadjuvante do galã principal. O copo é tão parceiro da birita, que pelos relatos do surgimento do vidro é quase da mesma época do surgimento do vinho. De vilão á mocinho, infelizmente muitas das vezes é o culpado por uma mão usa-lo para um ato de auto destruição, porém existe outras e boas formas de se usar o copo de maneira saudável e inteligente, mudando nossos comportamentos, maneira de manusear e usar. E para terminar usaremos o copo para uma receita infalível para todas as dependências: 
         Receita para parar de beber:
         Uma colher de coragem,
        
         Um copo de água e Uma ave maria!! Amém!!   

domingo, 22 de maio de 2011

Domingo de Missa.


Depois do almoço, momentos para fotos.

                Domingo, Dia do Senhor. Dia de Missa, e o Bom Pastor recebeu  hoje esta graça. Familiares de acolhidos, amigos do Bom Pastor, Tereza Ministra da Eucaristia . A família recebe Pe. Quinha e   Alex,ex-usuário, dois anos de Sobriedade , atualmente agente da Pastoral de Rua de Petrópolis, trabalho árduo, muito frio, e poderia ser considerado inútil se não fosse em nome de Jesus Cristo. Padre como sempre, o de sempre: Abençoado!! Homília para comover e nos ensinar como VER a vida, palavras que chegavam ao coração e quando tu pensava ,vinha mais pérolas e pérolas. Após a Santa Missa, um delicioso almoço, simples, com cara de domingo, com cara de Sítio, com gostinho de fogão de lenha.O Sítio é assim, tão simples assim, como um Domingo; um dia simplesmente do Senhor. Pe. Quinha, deixa uma reflexão da trajetória de Jesus: Tudo começa no Sim de Maria, de lá vai até o calvário, do calvário até o Altar, do altar até os nossos Corações. Nos convida a fazer como Jesus, suar  sangue para não pecarmos, para não  recairmos e nem cair em tentação! Quantas vezes já suei sangue, quanto ainda terei de suar, Amém.

sábado, 21 de maio de 2011

O elemento X

       X como vou chamar era um ex-acolhido do Sítio. Trabalhava, tinha carteira assinada, bom funcionário com moral na empresa, na sua rua e em sua casa. um dia X conheceu a maconha, também o cigarro e a cerveja, ficou amarradão, foi um casamento perfeito. por curiosidade resolve também conhecer o crack, perde o emprego, perde a moral na empresa, na rua e em casa. começa a fazer pequenos furtos, a chapa esquenta e sai fujido para Juiz de Fora, continua vivendo de rolo, tomava conta de carros a noite e fumava crack de dia, pequenos furtos em lojas de departamentoe supermercados até que X roda e é preso pela primeira vez. Sai volta pra  rua, mesmo rolo, ora morando em abrigos da prefeitura , ora morando na rua. Sua mãe acha seu paradeiro,vai a JF, acha o filho na calçada traz de volta pra casa, aqui em Três Rios novos assaltos agora a mão armada. Sua mãe vem a minha casa, X é acolhido pela primeira vez. Um mês depois X pede desligamento. Volta pra rua novos furtos, é preso agora em Três Rios, vou a delegacia nada a fazer além de um fique com Deus, e Deus livrou, no outro dia X esta sentado lá no Sítio para começar tudo de novo. Três meses depois X pede desligamento. Vai para o Rio, sem notícias a família vai ao IML ver um corpo queimado suspeito de ser o seu, mas não era. X reaparece já dando banho em vizinhos e traficantes que disparam tiros sobre a casa de sua mãe por causa de R$ 20.00 de Crack. Pego minha moto vou a casa de X e levo para o Sítio, de lá encaminhamos para Petrópoplis, Sítio Nossa Senhora das Graças, seis meses se passaram, X esta no seu processo de reincerção na sociedade, volta para Três Rios, uma semana se passa e X começa a fumar maconha novamente, questão de horas caiu no crack. Quinta feira, dez da noite X chega em minha casa e pede arrego, confuso pede para ir para o Sítio, meu eu dizia não e Deus me ordena a dizer SIM, ele vai para casa, dorme e no outro dia foi para o Sítio, hoje esta em Valença fazendo o Encontro dos Vicentinos em Cristo. X chega amanhã a tarde e essa história vai continuar, pois ela não acabou e no fim tudo vai dar certo e se ainda não deu certo é porque não chegou o fim!! Obs; X estava se preparando para assaltar um posto de gasolina para comprar mais crack, quando resolveu pedir ajuda, após a ajuda foi para casa dormir!!! Não tenha medo de agir, não tenha medo de ajudar, pois Deus esta na frente!! Amém!!!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Navegar.

        Em muitos de nossos papos eu e meu amigo Gessi, muitas vezes confessamos nossas fraquezas e por muitas vezes ¨meter o pé¨e abandonar tudo.Quem em qualquer lugar já nãoteve esta sensação? Pe. Quinha quantas vezes também já abriu esta vontade, mas Deus não deixa acontecer, quando soltamos a toalha ele faz com que ela caia no nosso pé e nunca no chão. Aparece do nada uma pessoa para te agradecer por alguém que um dia passou pela obra, aparece um irmão do sítio cheio de saúde para te dar um abraço, ou aparece um outro BEM, bem bêbado pedindo pra voltar, ou então passa em silênciosa depressão um irmão de rua seguindo um rumo sem rumo. Um dia encontrei com três em fração de um minuto. Um que esta certinho trabalhando, outro que hoje já estava recaido lá no Sítio e o terceiro bebim falando que vai voltar!!! O que fazer? o que fazemos desde aquela noite de 13 de Junho de 2008. Obedecer a vontade de Deus!! Então lembrei de uma canção, que o Beto da Com. N. S. Aparecida gosta muito. (Navegar)
Outra vez me vejo só commeu deus,
Não consigomais fugir, fugir de mim.
Junto as águas deste mar vou lutar,
Hoje quero me encontrar, buscar o meu lugar.
Vou navegar, nas águas deste mar.
Navegar... eu quer me encontrar.
Navegar...não posso mais fugir.
Vou procurar, nas águas mais profundas
No Mar... feliz eu vou seguir,
Só amar, buscar o meu lugar
Sem dúvidas, sem medo de Sonhar.
Oh meu Jesus com fé te seguirei,
Só contigo sou feliz tu és em mim.
Teu espíritode amor criador,
Me sustenta nomeu sim,
Me lança neste mar.
Vivo a certeza desta missão,
Já não posso desistir voltar atráz.
Mãe Maria , vem tomar minha mão.
E me ajuda a ser fiél,
Esta é uma das imagens do portão de entrada do Sítio.
Só Cristro é a luz e paz!! Amém!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Lavar os pés.

          Quinta  feira é dia de Celebração no Sítio, Ministros e Ministras se alternam rigorosamente e mais, sempre ansiosos por ser o seu dia de Celebrar para os meninos como são carinhosamente chamados por todos que abraçaram esta Missão. O legal é que desde o início fomos convidando um aqui outro acolá  e por eles mesmo foram sentindo o chamado, a identificação e formaram um grupo de apaixonados por Cristo e seus ensinamentos. Celebração ainda é pouco valorizada por maioria dos Católicos, é porque não conhecem o Celeiro de Celebrantes que se anunciam no Sítio. Chegaram sim com a autoridade de Ministro Supremo da Eucaristia, pois é o que são,porém com a humildade que Cristo ensinou lavando os pés. D. Janete literalmente lavou e beijou os pés na Celebração de Lava-Pés. Jorginho vai até de bicicleta, ir Celebrar no Sítio é sua forma de Lavar os Pés. Sr. Walter incansável e inocente. A sabedoria de Da. Fátima que vem lá da Paróquia de Santa Luzia, também de lá o Beto, que um dia esteve na mesma calçada e hoje atráz de um consagrado altar. O jovem Tiago representa a Paróquia de N.S.Aparecida em Levy. Todos lavando os pés com seus gestos, seus compromissos, não lavando as mãos e deixando de levar a Eucaristia  a quem precisa de forma humana e desinteressada, sem desprezar servindo aquele como se fosse o próprio Cristo. Não posso deixar de lembrar da clareza de Aurélio, Ministro da Palavra. Para finalizar repito o que estava no Evangelho de São João 13,20¨ Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele me enviou¨
Domingo Missa ás 10:00 com Pe. Quinha, os preparativos já começaram!! Esperamos por você!!
Sítio Bom Pastor, três anos lavando os pés. Amém.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Pedro e Cornélio!!

Tardes frias, belas paisagens no entardecer, bom momentos para a comtemplar a Deus diante a exuberancia da Natureza.
        Após a conversão de Cornélio, Pedro diz: Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas; mas que lhe é aceitácel aquele que, em qualquer nação, teme e pratica o que é justo. (Ato 10.34-35). Lá em Romanos 02.11: Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. No Sítio seguimos os passos dos Apóstolos e também dizemos que não fazemos acepção de pessoas e principalmente temos que estar atentos pois o álcool e as drogas também não fazem acepção. Porém a salvação é para todos, sem acepção. Jesus não exclui, o Sítio não exclui e sim promove a inclusão dos acolhidos a uma nova vida e principalmente uma vida Cristã. As Oficinistas enfatizam toda semana a ver os fatos como Jesus: O que Jesus faria em meu lugar? A Pastoral promove um raio x na alma. As Celebrações e Missas estimulam a participação social nas leituras, ofertórios. Dê uma coisa posso testemunhar, Deus não destingue porém precisa de seus escolhidos para servir e levar sua obra a diante, entregando e capacitando aquele que crê!Com Deus estamos preste a completar três anos de Sítio acolhendo aqueles entregues  a nós por Jesus, vivendo das doações de pessoas que doam sem acepções, sem destinção ou preconceito, pois estão doando ao próprio Jesus. Amém!!!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Marias do Sítio.

Flores para Nossa Senhora. Os Lírios de nossa cachoeira são os preferidos por nossos acolhidos.
      Neste mês Mariano,devemos destacar algumas mulheres que nos acompanham nesta jornada incansável de fé. Dentre tantas que nem conhecemos estão sempre rezando por nós onde nem imaginamos. Entre elas também estão algumas mães de ex-acolhidos que infelizmente não entenderam o objetivo da casa e vieram a falecer, particularmente quando encontramos com essas mães e batemos olho no olho, recebemos um olhar de gratidão mesmo sabendo que nossos anseios humanos não foram realizados. Tantas outras que seus filhos não tiveram a morte física, mas vivem espiritualmente mortos, também nos encontram nos deixando o olhar de que ainda há uma chance. Na Pastoral da Sobriedade Josi, também da diretoria, também esposa de Gessi, também mãe e avó, três anos junto a nós fiél ao exemplo de Maria. Aline embalando os cantos, que possa levar os encantos aos corações endurecidos por vidas marcadas desde a base. Na Oficina de Oração e Vida, Tereza, Dodora e Sônia. Nas Celebrações Janete, Roseli e Fátima, levando a Eucaristia a nossos acolhidos. Por todas essas Marias saudemos como o Anjo um dia Anunciou: Ave Maria..........................!!Amém!!

domingo, 15 de maio de 2011

Porque Oficina de Jesus e Bom Pastor.


Passa Um. Muito comum na roça.Colocado ao lado das porteiras. Não passa boi, nem boiada, só passa um. Objetivo não precisar abrir porteiras, nem o risco de ficar abertas. A porta do céu é assim estreita, mas o suficiente para que passe um.

            Foi assim. Quando Pe. Quinha começou seu trabalho com os irmãos de rua, com as famílias e seus dependentes ele deparava com um grande número de dependentes químicos que abordados sobre suas profissões diziam ser meânicos. Assim o Pe. pensou: Precisamos de uma oficina para concertar estes mecânicos!! Aí então surgiu a Oficina de Jesus. ´Depois que conheci o trabalho da Oficina e me propuz a trabalhar com o Padre veio em minha mente então: Sítio Bom Pastor. Primeiro que em minha vida sempre trabalhei com rebanhos bovinos, que seu manejo é muito parecido com o das ovelhas. Segundo por ser uma zona rural, com terras produtivas e fertéis onde ao exemplo de um Bom Pastor poderia ser exploradas e cultivadas. Terceiro ao convite de Deus a ser não somente o Pastor de rebanhos bovinos ,mas sim Pastor de Homens. Tamanha responsabilidade foi dividida por Deus entre eu (Anderson) e Gessi, três anos já se aproximam daquela fria noite de 12 de Junho de 2008. onde foi realizado o primeiro resgate.Santo Antonio, rogai por nós!! Santo Aníbal de Francia, rogai por nós!! Foi enfrente ao Colégio Santo Antonio, no dia de Santo Antonio. Colégio fundado pelas Filhas do Divino Zelo, ordem de Pe. Anibal, que tanto fez pelos pobres e necessitados. De toda essa história de coragem, desafio, teimosia, amor a Deus e ao próximo como o meu irmão, de uma coisa eu tenho certeza: Ele unge minha fronte e me faz ser feliz!!Amém!!

Domingo do Bom Pastor.

            Hoje pelo terceiro ano comemoramos o Dia do Bom Pastor. É válido lembrar que esta data é móvel, pois é o quarto domingo da Páscoa. Assim como outras datas como o Dia do Sagrado Coração de Jesus, Corpus Christ entre outros. Este ano pela obra de Deus associou-se o mês Mariano e o Bom Pastor, elementos fundamentais de nossa Mística. No Sítio mês de Maio é mês de Tardes Marianas, e mês do Bom Pastor é mêsde retiro, dinâmicas e Missas. Então colocamos tudo no liquidificador e ficou assim: Houve nos domingos anteriores as Celebrações, inclusive a do Dia das Mães, aberta a visitas. Hoje fomos todos a Matriz, participamos das Missas na liturgia com leituras, ofertório e na música. Além do tradicional Café da Manhã, todo terceiro domingo com a renda destinada ao Sítio.Domingo dia 22 ás 10:00 Missa no Sítio.Missa no Sítio.Pe. Quinha virá celebrar. Desde a tragédia da serra que Quinha não vem no Sítio. Também haverá a subida ao Cruzeiro e Tatde Mariana com a Oficina de Oração e Vida. Domingo dia 29, visita dos amigos e familiares, Missa ás 15:00 com os Padres de Nossa Paróquia de São Sebastião. (SVD). Desde já esperamos por todos, e já nos preparando para a festa de TRÊS ANOS DE ACOLHIDA.

sábado, 14 de maio de 2011

Cegos do Castelo.

Esta flor ingenua é responsável por um alucinógeno chá chamado trombeta. Estes cacto que aparentemente nos fere com seus espinhos, pelo contrário não nos fere , pois seus espinho são amolentados e inofencivos. Armadilhas de um jardin.
          Mais uma canção que as vezes relaciono a Deus e ao trabalho do Sítio. O mundo pode ser o castelo que o autor mostra dizendo : Eu não mais mentir, usar espinhos que causam dor. Eu não enxergo mais o inferno que me atraiu. Dos cegos do castelo me despeço e vou. A pé até encontrar o caminho o lugar. No Sítio por algumas vezes chegaram ao nosso portão de mochila nas costas ou apenas com a roupa do corpo, procurando por nós a pé até encontrar o caminho o lugar. foi assim com o Fernandão, o Cesar, o Rodrigues e mais alguns que não me lembro. O castelo é um sinônimo de segurança, Lutero perdeu ainda uma chance de ser mártire, fugindo com medo da morte para um castelo sentindo-se seguro para apresentar suas 95 teses. Ele era mais um cego no castelo. Cegos chegam no Sítio, diariamente nem sempre a pé como os casos acima, mas por suas próprias pernas. O Sítio pode ser um castelo seguro com a acolhida, a hospedagem, mas não é. O Sítio é uma pequena porta de um castelo chamado Deus. Aí repito os versos da canção: E se você quiser me olhar, se quizer me achar, se trouxer o seu lar. Eu vou cuidar do seu jantar, do céu e do mar e de você e de mim. Abandonar as falsas seguranças, as cegueiras que nos alienam, e se entregar ao verdadeiro castelo de Deus. A pé a fé devagar como fez Jesus, Amém!!
 

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Eu caçador de mim.

Fugir as armadilhas da mata escura.
              Assim dizia a canção. O Sítio abre a temporada de caça dentro de cada um que chega e principalmente de cada um que vai. Admitir sua dependência é apenas um de muitos passos a serem percorridos, usar álcool e drogas não é o problema, o problema é o ocasiona estas ações. Seria por diversão, falta de ocupação, depressão, solidão, complementação de uma fase mal resolvida na vida e finalizando o maior de todos os motivos possíveis e imagináveis: A falta de Deus. Caçar os meus erros consequentes de minha vida, minha base, minhas complementaçãoes para achar o meu verdadeiro eu será em vão sem Deus. O meu verdadeiro eu é Deus, e o seu também. Sem Deus nem o ateu vive, pois não terá razão de que questionar. Como  comparar as grandezas de Deus, aos poderes de Deus dentro de mim ou de voçê. Somos uma gota de água no mar e Deus este imenso oceano. Não fazemos parte dele nessa imensa grandeza sendo apenas uma pequena gota, e ele não é uma imensa riqueza cheio de todos os tipos de vida!!! Por isso vale a pena ser um caçador do seu eu, estará sempre melhorando, crescendo, evoluindo, pecando menos, Obs. já me falaram que o pecado mora em mim!! pra mim o pecado mora ao lado. Em mim habita o meu eu, que eternamente será eu. Manso ou atróz? Depende de que verdadeiro eu quero para a minha vida. No Sítio o verdadeiro eu é DEUS. Jesus manso e humilde de Coração. Fazei o nosso coração semelhante ao vosso. Amém.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Teorema.

           Sábado, cidade do Rio de Janeiro, bairro de Ipanema, na altura do posto 10, cinco mil pessoas participam da oitava marcha da legalização da maconha. Autorizada por um juíz esta manifestação tinha  deixado claro que não PODIA FAZER APOLOGIA A DROGA E NEM CONSUMIR A DROGA NA MANIFESTAÇÃO. Ele deve acreditar em coelhinho da Páscoa e Papai Noel. Acompanhada pela polícia que estava alí para dar segurança que acabou prendendo um manifestante que colou um adesivo da manifestação na moto da polícia. Obs. Grande sinal de que a maconha é capaz de fazer com a cabeça de quem fuma, olha que idéia de jirico!!Ainda tinha marchinhas com paródias sobre a legalização. Quanta evolução!! É de admirar!! Objetivo dimuir o poder dos traficantes, o tráfico , a violência ......... Desculpa de maconheiro!! Quem não tem colírio usa óculos escuros. Essa manifestação aconteceu em 300 cidades de 20 países. Na Holanda, onde já é liberado, 80 pontos são liberados a vender, com limite de X gramas por dia, e mesmo assim foi pego um traficante com sete toneladas da mesma, en fim a desculpa acima do motivo da liberação cai por terra. Enquanto isso o resto do mundo fala de Ozama e Obama, e até esqueceram do Khadafi, e violência que não se justificam com mais atos de violência. Aonde entra o teorema ? Nada disso pode ser enunciado como uma lógica, partindo de fatos, dados ou pelo menos uma hipótese justificável. Demonstrarei como em um teorema que não é uma teoria, que a fé é um grande teorema . Domingo dia 15 a Igreja comemora do Dia do Bom Pastor, Dia Mundial de Orações pelas Vocações Sacerdotais e Religiosas. Nosso Papa é o Bom Pastor que nos conduz em nome de Jesus. Não é lógico como dois e dois são quatro. Na originalidade da palavra vinda do grego significa festa, não estamos festejando a Ressurreição. Só uma coisa os matemáticos não conseguem provar nesse teorema: Samando-se um Deus que é (01) Pai + (01) Filho + (01) Espírito Santo  que não é igual a 03. Com Deus 01+01+01= 01. Amém!

domingo, 8 de maio de 2011

Um ano.

Posso dizer que o blog hoje é minha sombra.
         Um dia recebi o recado de nosso amigo Anselmo convidando a conhecer o seu blog, esse no link ao lado, ele estava completando cinco anos de sacerdócio e lançara uma nova forma de catequizar e evangelizar, além é claro de mostrar suas fotos, seus sentimentos, suas emoções e principalmente suas inspirações. Foi aí que lembrei que em uma noite talvez um ou dois meses atrás havia eu começado a desenvolver um blog e acabei largando de lado por algum motivo que não me lembro. Mas ao visitar o Mirante animei, e dei logo um geito de montar e começar a postar histórias do Sítio, seus acolhidos, histórias minhas, do Gessi e da Josi, histórias e mais histórias como esta. Começei também a divulgar nossa mística, nossas vitórias, dificuldades, fé e esperança. Seguidores foram chegando, fui ficando surpreso com o interesse das pessoas pelo nosso trabalho, nossas rotinas. Mais surpreendido fiquei quando descobri que pessoas de várias partes do mundo nos acompanham, com quase 4.000 visualizações temos visualizações dos Estados Unidos, Portugal e Canadá com frequençia mensal, e tantos outros países nos visitam e sempre nos aparece surpresas em nossas estatísticas de público. Agradeço a todos que nos acompanham, mesmo não ligando muito pelos tropeços no português, vamos levando ao mundo o trabalho que Deus nos escolheu e vem nos capacitando para realizar em seu nome. Que no próximo ano estaremos aqui mais uma vez agradecendo a Deus por mais um ano deste Blog. E que posso mais dizer: Sejam Bem Vindos ao Sítio Bom Pastor, aqui se planta a dor e  colhe o amor. Obrigado a todos, fiquem com Deus, que com Deus eu vou!! Amém.

sábado, 7 de maio de 2011

A vida e a Cruz.

         Quando a tempestade passa e tudo se acalma, a sensação de alívio e missão cumprida ao final de um dia, polemizar nunca é a solução pois a própria vida é a própria polêmica. Quem não passa por estas situações na vida? A vida é própria cruz. Uma vez em uma homilia o Padre mostrava que nosso corpo em pé de braços abertos e o mesmo formato de uma cruz. Não há dúvidas. E esse corpo que temos que carrega-lo, é nele que estamos pregados, é dele que temos que cuidar, para sustentar o Espírito Santo que habita em nós. O Espírito Santo de Deus que recebo no Batismo, não  pode morar em uma casa ( que é nosso corpo) cheio de nicotina, drogas, álcool, também alguns rémedios como calmantes que substituem tanto o álcool ou droga mas também algumas pendencias psicológicas que devido a coragem de lutar se entregam as facilidades de um droga farmacológica. Exemplos de insonia, depressão entre tantas doenças do mundo moderno. O cotidiano do Bom Pastor, traz suas armas de poder de grande alcance a mega distância. As orações. Tá com insonia? reze o Terço, dedilhe seus dedos sobre as contas,em questão de um pequeno tempo, estará dormindo sem nenhum remedinho da família pan. O trabalho das laborterapias ativa, desgasta e cansa o corpo, faz o metabolismo funcionar mais rápido, circulações sanguíneas acelerarem , a fome vem com pressão, é a reação do sistema e isso tudo não só da soninho, ocupa a mente e reeduca para as responsabilidades do dia a dia e principalmente reeducar a sua vida, sua intimidade com Jesus. Admitir foi o Passo da Semana, estamos nos preparandopar o Entregar. O que tu entregaria de verdade pra Deus? Pensou? Admitiu? Então que assim seja!! Amém!! 

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Cilada.

          Uma emboscada nos espera a cada segundo, nos leva enganados, por engano ou a enganar, os outros e principalmente a nós mesmo. Sempre desleal e fraudulenta a cilada esta no ar a nos esperar.  Uma armadilha maquinada maldosamente pelo próprio mal capaz até de convencer . O  Sítio esta aí para tentar esclarecer estes obstáculos para aqueles que caíram nesta eterna armadilha, por meios psicológicos, sociais, ideológicos, ou qualquer expressão que defina as armadilhas da vida dentre elas uma chamada vício. Que Jesus derrame o sangue e a água de sua misericórdia para abrir nossos olhos contra as maldades do mundo. O mundo de Cristo é bom!!! Amém!!

terça-feira, 3 de maio de 2011

Partir.

       Quantas vezes não percebemos que estamos ao lado de Jesus, o caminho de Emaús que semana passada esteve presente no evangelho mostra os caminheiros do Bom Pastor. Histórias reais de pessoas que nem percebem que Jesus esta conduzindo-as a um novo caminho, uma nova forma de viver que foi esquecida através dos vícios, uma vida simples e fácil de de viver movidas pelo amor de Cristo, até que quando a ficha cai estão lá, diante do portão, descendo a rampa, descendo para os mais extremos limites de admitir que sozinho não conseguem mais viver. Quando chegam ao Sítio desnorteados como os discípulos, sem uma concreta direção, sem esperança ou razão. Depois começam a sentir a brasa de Jesus em seus corações, se encantam com suas palavras e quando  o dia termina, rogam ao Senhor: Fica conosco!!! Até que reconhecem o Senhor como o seu Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo ao partir do pão. Cristo é reconhecido ao partir do pão, mostra-se ressucitado. Um acolhido mostra-se ressucitado a partir do dia que não deseja mais usar álcool ou droga, ao partir para sempre em uma caminhada ao lado de Jesus, ao partir sua fraquezas em pequenos fragmentos para nunca  mais vê-las, ao partir o pão da sobriedade e dividir com aqueles que ainda sofrem e não conhecem a ressurreição!! E quando for o momento basta pegar as malas e partir para partilhar a graça em sua vida. Jesus é assim ,ele aparece ao nosso lado a caminhar sem nos avisar, nos fala e a sua voz abrasa os nossos corações.Amém.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Isto é ver Jesus

          Uma  vez vinha eu a pé na beira da estrada próximo ao meu trabalho, dizem que outras cidades enchem suas kombis de trecheiros deixando-os em outras cidades, talvez seja verdade pois naquela semana muitos passaram em frente ao meu trabalho e um homem andarilho sentou-se a beira do caminho no beral de uma pequena ponte e  disse-lhe então : Bom dia amigo, já ta na hora da bóia!!!! pois já era 11:00 horas e ele com uma quentinha na mão disse-me: Quer um pouco, eu divido com você!! Agradecido refleti: Ele só tinha aquele almoço e o pouco que tinha oferecera a mim!! Isto é ver Jesus! Assim é o Bom Pastor, somos pequenos, simples, mas o pouco que temos oferecemos nem que for por um pequeno momento, porém verdadeiro como o gesto de um simples trecheiro, o verdadeiro Jesus!! Amém!! 

domingo, 1 de maio de 2011

A Benção João de Deus!!

       O Papa que pediu aos jovens novos Santos hoje é Beatificado. Nós do Sítio Bom Pastor pedimos sua benção, que interceda por todos nós junto a Jesus e Nossa Senhora, pelo Santo Padre o Papa Bento XVI, nosso Bispo Don Elias, nossas Paróquias de São Sebastião, Santa Luzia e São José. Pelos nossos Padres: Lecheque, Julius, João,Geraldo,Medoro , Irmão Geraldo e todo o clero. Por nossas Comunidades, Ministros e Ministra da Comunhão, Palavra e do Batismo, Músicos, Agentes Pastorais e Pastorais. Pelas Instituições Religiosas e seus membros.Pela Associação Oficina de Jeus, Padre Quinha, doadores e amigos desta obra, pela Associação de Acolhida e Evangelização Bom Pastor, nossos acolhidos, nossas familias, leigos e leigas de nossa Igreja Santa e Pecadora, por aqueles que não crêem, pelos encarcerados nas cadeias e nos vícios, moradores de rua, crianças desamparadas, crianças com infermidades, desaparecidas e perdidas em um rumo ou na criminalidade,por aqueles que vivem na prostituição, por todos aqueles que especialmente necessitam neste domingo de sua extrema Misericórdia! Socorrei principalmente os mais necessitados.Amém!!  

                                                  A BENÇÃO JOÃO DE DEUS
                                                  NOSSO POVO QUE TE ABRAÇA!!
                                                  TU VENS EM MISSÃO DE PAZ,
                                                  SEJA BEM VINDO, E ABENÇOA ESTE POVO QUE TE AMA!!