Powered By Blogger

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Sobrenatural.

             Nossas forças naturalmente menores que os problemas, porém os filhos de Deus jamais ficam desamparados de seu poder que é simplesmente sobrenatural. Jesus esta acima de todos nós, em seu Reino lá no céu exatamente sobre toda esse mundo e sua natureza, onde a sua verdade não nos desampara. O Sítio passa por um momento de confirmação único em sua existência: Em três meses consecutivos, Três Conclusões de Acolhida por Seis Meses, é o poder divino sobre nós, sobre os acolhidos e suas naturezas. Não é!! e nunca será fácil para ninguém ficar seis meses desligados de uma vida antiga, gestando para uma vida nova em uma rotina de orações e conflitos com o próprio eu, parando muitas vezes de fumar , beber e usar drogas na lata, na dura, na marra para no final poder dizer orgulhoso que essa batalha foi vencida, a guerra só começou em todos os sentidos: psicológico, financeiro, social ou étnico. Lendo uma matéria sobre Crack em uma expressiva revista brasileira, um psiquiatra diz que o crack é agressivo demais para ser curado com orações!!! Eu já vi e se Deus quizer irei de ver muito mais vezes ver usuários de crack se libertando pelos caminhos do Bom Pastor, e por outro lado cansamos de receber usuários vindos de tratamentos clínicos de uma linha de tratamento falida, derrotando o ser humano a se condenar como um doente, a famosa adicção com a clínica estabilização do vício substituíndo por drogas medicamentosas que também intoxicam e como as drogas podem ser consideradas TOXICO, pois os próprios dizem que não tem cura, eis então o milagre, o sobrenatural, o que  vem de cima, vem do céu, que em fração de segundos muda toda uma história de uma vida inteira. Há poucos dias encontrei um garoto com pouco mais de 19 anos, já rodou com a polícia quando menor no tráfico, jurado de morte porque devia ao tráfico, viciado em crack que passou 10 ( dez ) dias no Sítio e já por três meses esta limpo e trabalhando honestamente. Por isso agradecemos a Deus por cada dia no Sítio, se o acolhido ficar um dia no Sítio, isso já é algo sobrenatural, pois  Deus nos dá suas resposta, em seu tempo sobrenatural. Amém.

sábado, 26 de novembro de 2011

A Graça.

Das mãos poderosas de Nossa Senhora das Graças, graças são derramadas a todo instante, basta ficar atento e vigilante para não deixar a graça passar.
               Por vezes achamos graça ( de gracejo ) das graças alcançadas no Sítio, na vida dos acolhidos, benfeitores e todos envolvidos nesta obra de graça ( de gratuidade ). Uma vez não tinhamos feijão para a janta, chegou um acolhido  muito probre e na sua  humilde bagagem 01 Kg de feijão. Na outra vez não tinhamos açucar para o outro dia e ao final da Missa um  senhor que nunca foi lá fez uma doação de R$ 20,00, então comprei tudo de açucar, no mesmo dia Gessi recebeu uma ligação pedindo para recolher uma doação e o que era: açucar!! Assim vamos vivendo nossas vidas recebendo este auxílio divino que vem do Céu sob a intercessão de Nossa Senhora das Graças junto a Jesus. Nós do Sítio, como os Sacerdotes que nos orientam é você temos o benefício maior da graça: A GRAÇA DE SER CATÓLICO. Amém!!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Mosaico.


Ainda em faze de construção.


Hoje 06:30 da manhã.
             Com origem na Alemanha o mosaico é uma arte com o objetivo de preencher, lógico que há registros de mosaicos cerca de 3.500 anos A.C.   No Sítio surgiu o primeiro mosaico no piso da varanda onde ganhamos cascalhos que foram cortados um a um em forma de piso e colocados no chão, depois foi o piso dos quartos e a parede do banheiro feminino, aí de próprio cascalho de mármore e granito o chão do corredor de serviço. Agora é a vez da varanda, que ganhou riscos, traços e cores e estará pronta para domingo: Dia de Visitas, Missa e envio de Sr. Marco. O Mosaico é a cara do Sítio, ele precisa de várias peças para preencher, uma peça necessita da outra para formar a imagem buscada, uma complementando a outra e no final o que era vazio e triste é preenchido. Amém.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Abstrato.

Domingo, dia de Visitas e Missa, dia de Nossa Senhora das Graças, seis meses de acolhida vencido por Sr. marcos
            O  Sítio anda por uma repaginada em nosso varanda, surge novas idéias e o novo grupo começa a se formar como o próprio mosaico que eles mesmo criaram e formaram. Um grupo que começa a ficar palpável, outra cara, uma nova fase para o Bom Pastor, que por sinal anda em boa fase; em três meses consecutivos, três conclusões de seis meses de evangelização, desta vez Sr. Marco ou Marcão batendo asas, isto é abstrato ou concreto? Os dois: Desprendido , concreto, firme como uma rocha. Concreto em seus atos e gestos, ações em sua vida tão abstrata que agora busca estilos futuristas. O futuro só a Deus pertence, o meu futuro esta mão de Jesus. Amém.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

É isso aí meu Rei.

                Eu estava com fome, sede, nu, doente e preso, esta é a situação de todo quadro de dependência química. Fome e sede de Deus, despidos de sua espiritualidade donte e preso aos circulos do vício, um estrangeiro em seu meio social.Por isso o Sítio acolhe, para saciar os males físicos e espirituais, pois cremos que ao acolher o irmão, é a Jesus que estamos acolhendo. Glórias e louvores a ti Jesus, Rei do Universo. Amém.

sábado, 19 de novembro de 2011

Voz de Profeta

            Seis séculos antes de Cristo, Ezequiel ,o Prefeta indicava passos para um mundo novo. Ez. 34 11- .... assim eu vou cuidar de minhas ovelhas eu vou resgata-las de todos os lugares que foram dispersadas num dia de nuvens e escuridão. Prefetizar é preciso e necessário, olha o Sítio humildemente fazendo valer o que um dia ele falou. Para isso é preciso ter força e força é um dos significados do nome Ezequiel em hebraico. Deus fortalecerá também é um dos significados e nessa fortaleza de Deus inspirados pelo Espirito Santo, seguimos como os profetas e sua voz que levam a força e o poder de Deus. Bendizer e adorar, o Senhor é o nosso Pastor , cuida de todos nós, perdidos ou  apascentados, nada nos faltará. Prefessaremos nossa fé profetizando a Boa Nova de Jesus, Viva Jesus Cristo, Rei do Universo, o único. Amém!!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A lama.

No caminho do Sítio, a lama faz parte em todos os sentidos.
             Lama é o termo dado aos professores budista  tibetanos, Dalai Lama aos lideres religiosos budistas, já a nossa lama aqui tem apenas o significado de uma mistura entre a terra e a água, que é capaz de sujar e manchar. Os vícios é como a lama, suja e mancha a vida das pessoas, a lama é um sinônimo de sujeira como o vício que por vezes faz do lamaçal o seu lar, o filho pródico esteve la no lamaçal do chiqueiro, e entre os porcos iria se alimentar, sorte dele não ter comido pois teria grande chance de se adaptar e por lá ficar, penso que depois que o camarada dorme a primeira vez na calçada ele pode estar diante da situação do filho pródico, pode se adaptar, daí entregar-se ao vício. É o ápice, depois só Jesus. Amém.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Quando a chuva passar.

Portanto; plante seu jardim ,enfeite sua alma ao invés de esperar por alguém que o traga flores. ( Willian Shakespeares)
             Na roça dia de chuva é um dia difícil, pois ele demora passar, qualquer atividade fica quase impossibilitada principalmente quando a chuva inverna(a chuva fica serrada e continua), no Sítio torna-se um dia de reflexão, de questionamentos cada qual com os seus e por incrível que pareça nunca ligaram que seu processo para uma nova vida é tão simples como esperar a chuva passar , fazer o que: Quem tá na chuva é pra se molhar!!! Estar no Sítio é uma questão de escolha e muito antes de se abrir um belo sol após a chuva, ou um belo luar cheio de estrelas ao redor, muita água vai rolar, raios e trovões porém confiantes que após a tempestade vem a bonança. Tempestades, lutas, provações e muita batalha porque a vida não é fácil e no momento certo Deus nos prepara para receber o que é de melhor segundo sua viontade. Amém.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A amizade e a caridade.

          Fazer o bem ao próximo de maneira desenteressada, amar o próximo como  a ti mesmo, é uma das definições da humanitária palavra caridade. A amizade é um sentimento onde determinamos a lealdade, a confiança e uma consequente proteção. Assim no Bom Pastor vamos semeando mutuamente a caridade e a amizade ao exemplo de Jesus, caridoso e amigo, quantos corações já foram tocados por essa intimidade com Jesus, é apenas uma questão de fidelidade, de fé. Amém.

domingo, 13 de novembro de 2011

          NÃO QUERO QUE OS TIRE DO MUNDO, MAS QUE OS LIVRE DO MAL. (João 17-15)

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Mãos ao alto.

        O Sítio não foi feito para os santos!! essa é uma expressão, uma forma de mostrar que lá é lugar de quem não leva a vida de forma certa aos olhos de Deus. Apesar de que teve muito santo que teve uma vida bem pior que muitos que lá passaram. Eu mesmo posso dizer que tem muito santo que foi pior do que eu!!! Mas voltemos ao foco: já chegou ao Sítio, assassino, traficante, ladrão de galinha, entre tantos. Só que desta vez recebemos direto do Rio, um ladrão de bancos, sob condicional viciado em cocaína e cachaça. Ele me faz lembrar São Dimas, o bom ladrão que ao lado de Jesus no último minuto consegue roubar um pedaço do Céu. Juaquim, o nosso bom ladrão do Bom Pastor ouviu em seu coração a voz de Deus dizendo: Perdeu!! Mãos ao alto!! e ele eleva suas mãos para o céu, ergue seus braços pois Jesus o Bom Pastor lhe estendeu as Mãos. Amém. 

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Temos vagas.

            Por mais de seis meses o Sítio esteve com uma rotina intensa de acolhidos , dois acolhidos completaram os seus seis meses, irmãos chegando e saindo e o barco andando, o Sítio amadurecendo a cada dia sua mística de fé e mais uma vez de acordo com a vontade de Deus o Sítio esvaziou, são apenas seis acolhidos na casa, mais uma vez o Sítio esta diante do mistério da casa sobrando vagas. Ja tive sondando e pesquisando porque com tanta gente precisando de um acolhimento, tantas famílias sofrendo e o Sítio ali gratuitamente vazio.  É porque o Sítio  esta vazio de pessoas e não vazio de Deus. Infelizmente falta a coragem que vem de Deus para enfrentar o processo da vida nova e assim gera-se o vazio do Sítio, hora de refletir, parar e entender o tempo e as vontades de Deus. Amém!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Maluco beleza.

Maluco é estar a margem da normalidade.
          Com certeza quando Raul Seixas escreveu esta canção, mesmo usando de sua imagem uma imagem de um profeta, nem imaginaria que o esteriótipo de um usuário de álcool e droga seria relacionado na linguagem popular como : Maluco!!! passamos na rua e dizemos: E aí maluco, beleza!! o beleza representa a tranquilidade, a certeza do bem estar, de estar tudo certo em sua vida. E o que seria o estar bem!!! na vida cômoda de um usário tudo pode estar beleza a partir do momento que se tem o álcool ou droga!! E aonde entra o Síto nesta canção? quase no refrão: Controlando minha maluquês, misturada com minha lucidez!! O controle é o que Sítio apresenta nos primeiros passos de acolhida, curar a ressaca física e moral, aí entra a lucidez. E  mesmo careta maluco sempre é maluco, porque não ser beleza de corpo e alma. Amém.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Pressa.

           Há quem diga: Tá nervoso, vai pescar!! ou Tá nervoso vai rezar!!! E quando vi um para-choque de caminhão lá estava escrito: Tá com pressa, acorda mais cedo!! e outro dizia: Tá com pressa, vai com Deus!  esse sim é a cara do Sítio. Já disse neste blog sobre a frase de Nando Reis; ¨A fé a pé devagar.¨ se é devagar pra que pressa, se a pressa é inimiga da perfeição, e inimiga da recuperação. No Sítio existe duas formas de expressar a pressa:
Uma é o acolhido que precisa urgentemente de Jesus, ele quer conhecer esse encanto, ele tem sede e pressa de Deus, sede, porém sem pressão, ele não se cobra e nem se preciona, ele quer acelerar sua vida para tentar recuperar o tempo.
Outra pressa é traiçoeira, a pressa de ir embora, de cortar os caminhos, pura impaciência e precipitação que normalmente já é o acolhido recaído sem ter usado nenhum tipo de substância, essa pressa fecha a mente e o coração limitando nosso trabalho nos levando apenas a bendizer seus caminhos entregando nas mão de Deus e apenas dizendo: Vai com Deus. Amém.

sábado, 5 de novembro de 2011

Mateus 26 - 26 a 30.

              Jesus tomou o pão, abençoando e partindo para  todos os discípulos dizendo este é o meu corpo. O Sítio apresenta esta comunhão espiritual. Quando nos alimentamos é o  próprio Cristo, a origem daquele alimento é  de um alimento abençoado pois foi partilhado por isso é o proprio corpo. No Sítio um simples prato de arroz com feijão traz em seu conteúdo as bençãos da partilha de Jesus. Jesus partiu para todos os discípulos, gesto que leva ao seu reconhecimento em Emaús ao partir do pão. Ao recebermos uma doação sentimo-nos em Emaús reconhecendo o partir de Jesus. Partilhar é uma forma espiritual de comungar. Façamos como fez Jesus, partindo para todos os discípulos. Jesus eu confio em vós.Amém. 

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Quando o sol...

05:45 da manhã á beira do lago
            Quando o sol bater na janela do teu quarto, lembra e vê que o caminho é um só. Porque esperar se podemos começar tudo de novo agora mesmo, a humanidade é desumana, ainda temos chance, o sol nasce para todos só não sabe quem não quer. Até pouco tempo atrás poderíamos mudar o mundo: Quem roubou nossa coragem? Tudo é dor e toda dor vem do desejo de não sentirmos dor. Quando o sol bater na janela do seu quarto é uma composição de Renato Russo, quando o sol bater na janela do seu quarto é o milagre de mais um dia que nasce, mais um dia á vencer nos caminhos de Deus,todos temos chance de buscar a felicidade sem sofrer preso aos vícios e os pecados sem sofrimento, este sol apesar de sua grandeza e imensidão diante de Deus é apenas um pequeno milagre. Amém!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Entregar.

Hoje 18:30 o arado continua seguindo em frente.
            Hoje recebemos a visita das Irmãs da Congregação do Divino Zelo, vieram nos visitar e nos ofertar um delicioso almoço com direito de sorvete de sobremesa. Muita conversa, perguntas, curiosidades e vivências e oração.Mas o dia de finados, dia em que nossa Igreja dedica para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava ou se lembrava termina com a reunião da Pastoral da Sobriedade com o Passo Entregar, por isso agradecemos a Deus por esse dia de hoje, pela visita que recebemos, pelo alimento,por nossa pastoral e por essa data dedicada por todos aqueles que estão na vida eterna,nossos famíliares, amigos e principalmente nossos ex-acolhidos Ladislau, Claudionor, Paulinho, Alex e Nilson que passaram pelo Sítio vítimas das garras dos vícios e hoje celebram a vida eterna ao lado de Deus Pai. Amar é sentir que o outro nunca morrerá. Amém.