Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O pé.

Pequenas observações.
              Já disse aqui algumas vezes e volto á repetir que no Sítio somos grandes observadores, isso é uma espécie de mania do dia á dia da roça, ex: um arame alargado, sinal que um boi forçou ou passou, rastros na terra, fezes frescas; sinal que o boi esteve ali á pouco e assim vai. Mudando de rebanho desde já sem comparações, digamos que sinais e características mostram com facilidades que espécie de droga e inclusive em que estagio de drogadição se encontra o acolhido. Os cracudos, que também gostam de serem chamados de maloqueiros traz as mais gritantes marcas e os mais impressionantes sinais da devastação humana do crack; dedos feridos e queimados, rosto desidratado e chupado, e o mais agravante e entregador: PÉ PRETO. Vítmas do crack em alto nível de descontrole já começam a habitar nas ruas ou em um regime semi rua, a inquietação da droga faz com que o usuário levante e sente e ande sem parar ja despreocupado com os níveis de higienização e sanitarismo daí os pés ficam tão pretos e cascudos pela sujeira da rua até porque os cracudos não usam tenis, pois é só obter um exemplar que o mesmo vira pedra. E o Sítio taí, seguindo o exemplo e os ensinamentos que Jesus nos ensina diáriamente como esta na memória de João 13.14¨ vocês também devem lavar os pés uns dos outros..¨assim é o Bom Pastor onde o da cachaça lava o pé do cracudo e vice e versa´, é um aprendendo a humildemente servir o outro independente de quem seja.  Seguindo assim este mesmo evangelho e capítulo 13, 34 ¨Que vos amei uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis¨antes de dizer Jesus ainda nos chama á atenção: Um novo mandamento vos dou!!! Amém!!!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Procurem.

             Procurem a paz com todos e a sua satisfação.(Hebreus 12-14). A paz que vem do latin ¨pacem¨ não podia imaginar tantas teorias e significado para uma palavra tão pequena. No Bom Pastor a pequena palavra paz é sinônimo da grande sobriedade. O equilíbrio proposto pela sobriedade é a própria paz, a paz com todos e a própria satisfação. Duas palavras pequenas de apenas três letras também fazem parte desta paz e desta sobriedade é o SIM e o Não, o sim a Deus, é o sim a paz, o Não aos vícios´é o sim a paz. Somos da Igreja do Pão, do abraço e da Paz. Procurem a paz diz o versículo: é procurar a tolerância, o respeito, o diálogo, a paciência, a vida, a cura. Muitos acham difícil e nem perceberam que procuravam outras porcarias achando que era a felicidade. Dizem que: Quem procura acha. Basta saber o que se procura e onde!! Amém.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Diplopia.

             Diplopia é o que acontece quando se bebe de mais e ao olhar para um único objeto e percebe-se duas imagens deste mesmo objeto. Isto acontece ao ingerir alta quantidade de álcool e suas consequências não são tão agradáveis,é a paralisia permanente ou temporária dos músculos oculares. Nós aqui do Sítio que não bebemos mais temos que por vezes viver esta diplopia, esta visão dupla. Ver o Zé que chega hoje derrubado e ao seu lado o novo Zé. Por vezes o vemos o novo Zé partir e derrepente o velho Zé volta. São duas imagens de uma mesma pessoa, causada pelo mesmo álcool. Imagens são sempre as preferidas pelos irmãozinhos que entram alcoolizados nas igrejas e sempre batem um papo sincero e até mesmo brigam ou com Jesus ou com algum Santo Padroeiro da comunidade e por falar em padroeiro,ontém dia 26 não foi diplopia, eram realmente dois: Cosme e Damião, seus nomes verdadeiro Acta e Passio, médicos que receberam a santidade por exercerem a medicina sem cobrar nada por isso. A dupla imagem aparece nos cultos afro, onde se comemora hoje dia 27 com outra história, ou seja, já bagunçaram a imagens dos nossos Santos gemeos. Cuidado com os falsos pastores, tu pode pastar!!!! Tem irmãozinhos que enchergam Jesus Cristo na Missa e no centro espírita, dupla imagem de novo: Como?? um fala de ressurreição e o outro completamente ao contrário. Uma certa ocasião um acolhido insistia em ser ser cardecista: Disse-lhe então; Volta pra casa e morre na cachaça, pra tu volta como um ser mais evoluído, ou seja se recuperar pra que? Jesus ressuscitou Lázaro e tantos outros para mostrar que ninguém reincarna e acabou, é um absurdo como eles aproveitam das fraquezas das pessoas e as pegam pela emoção. O filho de Chico Xavier disse que seu pai viria se comunicar e para isso ainda falaria um códico antes, ou seja Chico quando for se comunicar falará um Senha. Em novos tempos um logim. Fala sério!! Não deixe seus músculos oculares se paralizarem nem pelo excesso de álcool nem pela embreaguês espiritual, amém!!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Valeu Paulinho!!

             Como quem não quer nada ele chegou, alguns hematomas, três pontos na testa, abatido e escabriado. Assim começamos uma história de um grande nome que passou pelo Sítio. Confiante, adquiriu a confiança do Bom Pastor, completou os seus seis meses e ainda esperou o dia de visitas para ir, pois era necessário não somente ir para sua casa, mas também receber as bençãos do Sacerdote, e ainda dar o testemunho da vitória de um ciclo que completa em sua vida. A família renasce  e assim todos entraram no carro para partir, por último ele, olhando para traz, olhando o simples portão, o acesso de entrada que então descia e ontém ele subia para voltar ao mundo, porém vendo que o mundo é bom, é o mundo do Bom Pastor, valeu Paulinho. Muito Obrigado!!
Amém!!

sábado, 24 de setembro de 2011

Compassivo.

            Compassivo é aquele que participa do sofrimento e do problema alheio, que exprime compaixão. Amanhã estarei pela manhã as 8:00 festejando São Vicente no Asilo, as 10:00 na Comunidade São Francisco e as 15:00 Missa e visita no Bom Pastor. Obrigado Senhor por nos permitir participar de sua compassividade. Ao nosso Deus Glória e Louvor, eternamente ao Deus de São Vicente!! Amém

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Nada me separa desse amor.

         Hoje, agora pouco chegava eu no Sítio e deparei com uma grande cantoria, era Laerte e Mateus cantarolando para animar Jorjão, que vive emburrado, porém não aguenta as bobeiras de Mateus que contagia o seu mau humor, anima-o ao bom humor. Então para vocês de J. Neto: Nada mesepara desse amor.http://www.youtube.com/watch?v=Zt3OvgkLCE4. Amém.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A Senha.

Filhote do Beija Flor.
         Qual á chave, qual é o segredo que abre as portas do seu coração, ja diz a canção. A senha tão usada como uma palavra chave, na verdade é um sitema de acesso, sem esta determinada senha não consigo fazer nada. No Bom Pastor o acesso é livre e ilimitável, imenso, sem fronteiras. Porém no bruto sitema do Bom Pastor, ou no Sistema Bruto Bom Pastor,onde somos brutos com nós mesmos,firmes e vigilantes não é que tem uma senha!!! isso mesmo : ********* ela é unica como uma digital, secreta e extremamente individual, onde o gerenciador que é Deus tem acesso a esses bancos de dados, desde o DNA até o fundo do seu coração. Cuidado com os hackers ele são audaciosos e podem querem te contaminar, orar e vigiar. Amém.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Maria Santa e Fiel, ensina-nos viver como escolhidos.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Por que muitos são chamados e poucos escolhidos. Mt.20-16

          Acho que essa história começa em nossa fecundação. Somos chamados, nem sempre damos idéia, aí ficamos triste por não ser escolhido. O campeonato brasileiro de futebol mostra grandes equipes e suas partidas desputadíssimas, aqueles que estão em campo foram os escolhidos entre vários jogadores de um elenco, os que estão no banco doidos para entrar em campo e resolver a partida, ao contrário de muitos católicos que não querem nem entrar em campo, aceitam a reserva e de preferência nem ser convocado. São Francisco não teve dessa com ele, fez logo uma Oração que nos dias de hoje possamos dizer ser um contrato de prestação de serviço. Ele quer levar o amor onde tem ódio, luz nas trevas, amar sem ser amado, compreender, quer doar sem nada em troca pois ja esta recebendo. Por isso ele é um escolhido, que espelhou tantos outros homens a santidade como São Domingos, Boaventura....Afinal, como posso ser um escolhido?, como devo me comportar?, que características devo ter em minha personalidade?, o que devo ter de diferente?, como devo me relacionar com as pessoas?,como andam minhas atividades comunitárias? entre milhares de perguntas sabemos que existe apenas um critério ou padrão: Vem e Segue-me. Mt 19.21 Amém

domingo, 18 de setembro de 2011

Seara

Trigal.
             O campo semeado, este é o significado da palavra seara. O Sítio faz parte desta natureza de semeadores. Hoje um dos casos mais complicados e difíceis dos três anos do Bom Pastor, teve um fim e um recomeço. Foi apenas uma semana que pela primeira vez acolhemos um homosexual em fase já  transexual, vindo de um mundo de misticísmo, prostituição, drogadição, tráfico e tentativas de suicídio, foi pouco!porém não direi quase nada, foi intenso o poder de nossas orações. Pelo outro lado o campo foi semeado, rápido e inteligente recuperou a base religiosa de sua infãncia, dominando fácilmente orações como o Terço, agradecimento do alimento, entendimento dos ritos da Missa, respeito a Capela do Santíssimo e conhecimento de orações que em certos lugares não tão comuns como: Vinde Espírito Santo. Ao Angelo desejamos boa sorte,foram apenas 07 dias, sete é o número da perfeição e Deus sabe o que faz!! e com o mesmo respeito que Deus nos respeita deixamos desta experiência um dito popular: Não vamos se meter na seara alheia . Seara tem como sinônimos a colheita e só o tempo vai nos dizer os frutos desta seara. Amém!!

sábado, 17 de setembro de 2011

Vielen Dank.

Seminaristas do Verbo Divino, em breve estarão em missão pelo mundo, novos países, novos povos e culturas, novas línguas.
           Um anônimo seguidor responde de algum lugar do mundo sobre a postagem; O alemão. Tudo bem que ele respondeu metade da frase em ingles e outra em espanhol. Esta tranquilo, estamos acostumados com padres estrangeiros do Verbo Divino, e as vezes a benção de um terço começa em português e acaba em polonês. por isso deixamos o nosso muito obrigado em alemão: Vielen Dank. Muito obrigado teríamos que dizer em várias linguas  à vários povos por servir e seguir a Jesus Cristo, nosso Senhor. Os Santos Ápóstolos que professaram a fé pelo mundo até chegar os dias de hoje, até o Sítio Bom Pastor e entre tantas Comunidades Católicas espalhadas em Paróquias e Diocéses de todo o mundo. Somos cada um pilares, telhas e portas desta Igreja viva que atravessa as paredes dos Templos  e dos tempos pelo mundo. Amém!!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Meu espaço.

             Tantas lembranças eu quero esquecer,
Deixa um vazio em minha alma , em meu viver,
     Toma Senhor meu espaço,
Te entrego todo o cansaço,
                Quero acordar com tua paz a me aquecer.
                                                                Pe. Antonio Maria.

           Aonde era o meu espaço? Indefinido,imaginário, até mesmo sideral, sem definição. Uns tinha como espaço o trecho de cidade em cidade, outros o canto do buteco, a beira da calçada ou da marquize, debaixo da ponte, na boca no início como ¨o cara¨mas depois era apenas mais um no espaço. No Sítio cada um tem seu espaço, conquista seu espaço, tem espaço para ir pra lá e pra cá,
o espaço é indefinido cada um encontra o seu, basta olhar para cima , lá pro alto do espaço. Amém.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O alemão.

       As gírias acompanham o Sítio. São linguagens populares que acompanham determinados grupos, de forma informal de comunicação através de códico. O sistema blogger nos fornece ferramentas e uma delas são as estatísticas que nos mostra diariamente quantas pessoas nos visitaram e de qual país. Temos observado mais frequentemente uma visitação vinda dos Estados Unidos e outra vida da Alemanha. Visitantes dos Estados Unidos são mais frequentes  depois do nosso Brasil, os americanos são o que mais nos visitam, tendo Canadá e Portugal sendo perseguido de perto por inúmeros acessos vindo da Alemanha, aí então lembrei da gíria da malandragem: Quando existe alguém desconhecido entre um determinado grupo esse é chamado de Alemão.isto significa que ele não é dali,como se fosse um estrangeiro. Aqui no Bom Pastor só existe forasteiros e estrangeiros, possamos dizer na lingua da gíria popular que só tem alemão, até de verdade nos acessando lá da Alemanha. Seja Bem vindo alemão. Amém!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Fica conosco, Senhor.

               Fica conosco, Senhor, porque é tatde e o dia já declina. (Lc, 24-29)
Fica conosco, Senhor,e acompanha-nos mesmo que não tenha Sabido reconhecer-te.
Fica conosco, Senhor, porque em torno as nossas sombras estão se fazendo mais densas, mas Tu é a luz. Em nossos corações se insinua a desesperança, mas Tu nos fazes arder com a certeza da Páscoa. Estamos cansados do caminho, mas Tu nos conforta na fração do pão, para que anunciemos a nossos irmão que ressucitaste verdadeiramente e que nos deste como missão sermos testemunhas de sua ressurreição.
Fica conosco, Senhor, quando em torno de nossa fé católica surgem a sombra das dúvidas, do cansaço ou das dificuldades: Tu és a própria verdade, como revelador do Pai, ilumina nossas mentes com tua palavra, ajuda-nos a sentir a beleza de crer em ti.
Fica em nossas famílias, ilumina suas dúvidas, sustenta-as em suas dificuldades, consola-as em seus sofrimentos e suas fadigas diárias, quando em torno a elas se acumulam as sombras que ameaçam sua unidade e natureza.
Tu que és a vida, Fica em nossos lares,para que eles continuam a ser ninhos onde nasça a vida humana, abundante e generosa, onde se escolha,se ame, se respeite a vida desde a sua concepção até o declínio natural.
Fica, senhor, com aqueles que, em nossa sociedade são vulneráveis: Fica com os pobres e humildes, com os índios e os afro-americanos, que nem sempre encontram espaço e apoio para expressar a riqueza de sua cultura e a sabedoria de sua identidade.
Fica, senhor com nossas crianças e nossos jovens, que são esperançae riqueza de nosso continente, protege-os de muitas insidias que atentam contra a sua inocência e  contra suas legítimas esperanças.
OH! BOM PASTOR! Fica com nossos anciãos e nossos doentes! Fortaleça todos com sua fé para que sejam discípulos e missionários! Aparecida,12 de maio de 2007. Bento XVI.

domingo, 11 de setembro de 2011

Os doze.

         Durante muito tempo a casa não chegava em seu limite de acolhida e como somos um Bem Necessário, (obs: não existe mau necessário, alguém tem necessidade do mau?) estamos firme na missão. Hoje domingo dia de Celebração, recebemos feliz surpresa de conhecer Frei Camilo, OFM de Petrópolis, que vindo junto com Tiago de Levy Gaspariam que nos deu o privilégio de Celebrar entre nós e depois da celebração, em um breve bate papo devido aos seus horários, mostrava a casa e suas acomodações, quando depois de mostrar tudo e ele ter ido embora refleti: São  treze camas para um projeto de doze pessoas, a décima terceira é a do próprio Jesus.
Já naquele final de tarde lembrei da Oração do Papa Bento XVI,
FICA CONOSCO SENHOR. Abertura da V conferencia do CELAM.
Fica consco, porque é tarde e o dia declina. (Lc,24-29)
xxxxxxxxxx Interrompendo xxxxxxxxxxxxxx
Amanhã digitarei a oração. fui chamado a ir ao Sítio, uma mãe e uma tia, de um rapaz esta com o próprio pedindo por uma vaga, voltei agora e digo que era um pedido para um homosexual, já esta acolhido, depois de ter digitado tudo isso reflitam. Amém.

sábado, 10 de setembro de 2011

O surdinho

O que se compadece do pobre empresta ao Senhor,que lhe retribuirá o seu benefício. (Proverbios 19-17)
           Um dia um caçador pede a um feiticeiro uma nova arma de caça. Dias depois o mago aparece com uma flauta mágica, onde ao tocar os animais começariam a dançar facilitando o abate. Logo formou uma caravana rumo a África e lá já chegou encontrando um tigre; tocou e o tigre dançou em todos os sentidos. Assim fez com a zebra, elefante, leopardo até encontrar um feroz e faminto leão, só que ao tocar a flauta o leão abocanhou logo um de seus caçadores e todos saíram correndo. Então dois macacos que observavam tudo disseram: Eu sabia que isso iria acontecer quando encontra-se o surdinho!!! No Sítio, não existe flauta, muito menos soluções mágicas, existe um surdinho feroz e faminto dentro de cada um, surdo, cego ou mudo o leão tem que ser enforcado, é o leão dos vícios e nós caçadores mostrando que o leão não amansa, ele acostuma e não pode rugir. Amém!! 

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Seguindo....

                De vez em quando isso acontece no blogger a postagem sai pela metade, mas como ia dizendo dando sequência aí no texto de baixo : disse então a este amigo que vamos rezando terço, conversando, louvando, agradecendo a Deus o dom da vida e por muitas vezes lembramos como Moisés em sua travessia, os Apóstolos que saíram pelo mundo em suas missões, ao exemplo de Maria indo visitar sua prima Isabel, Jesus indo de uma cidade para outra e por tantos motivos a pereginação tem para nós o valor que cada um com suas necessidades que nos transformam, por isso deixo aqui uma canção fresquinha  que tenta resumir o que me motiva a dizer que: Peregrino eu sou.
Sou peregrino eu sou.
Oh! Bom Jesus venho aqui te visitar
Aos pés da sua Cruz a minha vida entregar,
Oh! Bom Jesus , venha me abençoar
Por isso aqui estou, por isso peregrino eu sou.
Sou peregrino eu sou,
Por entre vales e montanhas eu caminharei,
Meu rosto suado, os meus pés cansados,
Sigo em frente, este é o meu calvário,
Por isso aqui estou , por isso peregrino eu sou. Amém.
            Sempre quando posso ou mesmo não podendo vou ao Santuário de Bom Jesus do Matozinhos, na cidade de Paraíba do Sul -RJ. É lá que também é feito os retiros de carnaval do Pe.Quinha com a Oficina de Jesus, Pastoral de Rua de Petrópolis e Sítio Bom Pastor. Neste chão que é Sagrado por muitas vezes fui de Três Rios até lá a pé, sendo o mais interessante que mesmo conversando com um amigo que há 34 anos seguidos peregrina ele não sabe exatamente a distância, então estimamos 30 km entre cinco e seis horas de caminhada onde dois anos seguidos Aline também me acompanha Conversando com um amigo que neste momento esta morando em São Paulo

Independência ou morte.

         A histórica frase de Don Pedro na independência do Brasil que desde aquela época já existia a pouca vergonha nacional, marca a memória dos brasileiros e brasileiras. Serve até de exemplo para nós aqui do Sítio Bom Pastor; ¨Independência ou Morte!!! A morte é certa para quem continua na dependência química ou não, só que o dependente sofre risco de duas mortes; a espiritual que já se encontra e uma futura talvez próxima morte física. Então ainda há tempo para recuperar a vida se ligando no profundo grito do reizinho as margens do Ipiranga: Independência ou Morte!! Nada demais, simplismente uma questão de escolha para nós é claro, ao contrário do imperador que pensava até em morrer pelo Brasil caso não houvesse a independência. E nós acreditamos!!!Em fim, hoje será um dia crucial para os nossos acolhidos, no patriotismo da vida em Cristo gritaremos a beira do pequeno ribeirão: Independência e não morte.Amém!!

domingo, 4 de setembro de 2011

Boa noite Jesus.

           Hoje um amigo meu e de meu pai me conta uma história do que acabara de presenciar mesmo ja tendo idade de sobra para ter visto tantas coisas durante a vida encantado me diz que: Ao vir pela beira da estrada, bem de manhã encontra-se com um homem que acabara de acordar, arrumando sua mochila, lavou o seu rosto com a água que estava em uma garrafa pet, dobrou o seu cobertor, olhou para o céu e disse: Bom dia Jesus!!!  Era o começo do novo dia deste homem que acabou de acordar depois de uma noite fria recheada de fortes ventos. Pra onde ele iria?, pergunta difícil, quem era ele?, mais difícil ainda, como se alimentará? nem ele sabe, e nova noite cairá, nova beira de caminho será sua casa, e de uma coisa eu sei, que com certeza este homem dirá: Boa noite Jesus! E a partir de hoje nunca mais esquecerei de dar Bom dia e Boa a noite á Jesus!! Amém!

sábado, 3 de setembro de 2011

Dois, três ou mais.

            Jesus vai ao seu encontro ou espera por ti, sozinho ele e você, um verdadeiro encontro onde sua verdadeira liberdade diz: Se Jesus me liberatar, serei verdadeiramente livre. Jesus também nos diz em Mateus 18:19-20.¨¨ Onde estiveres dois ou três reunidos em meu nome,aí estou eu no meio deles.¨¨ ele sabe das individualidades de cada um, se encontra com cada um, porém mostra-nos que dependemos uns dos outros, não somos nada sem o outro, pois não existiria nem a Igreja. Precisamos estar a sós com Jesus, ele sim é o único, quanto a nós , cabe saber que individualmente nada somos e precisamos nos reunir em seu nome. Assim é o Bom Pastor semeador de unidade e de perdão, homens que chegam de todos os cantos, com todos os tipos de problemas de toda uma vida, mas unidos em nome de Jesus, fortalecidos, formadores de  verdadeiras amizades,diferentes dos tempos de ativa. Dois, três, humanamente nunca sozinhos e principalmente junto de Deus. amém

Quando entrar setembro

            Quando entrar setembro
                 e a boa nova andar nos campos
                 Quero ver brotar o perdão
                 onde a gente plantou
                 juntos outra vez.
                 Já sonhamos juntos
                 semeando as canções no vento
                 Quero ver crescer nossa voz no que falta sonhar.
                 Já choramos muito
                 muitos se perderam no caminho
                 mesmo assim não custa tentar uma nova canção
                 que venha nos trazer sol de primavera
                 abre as janela do meu peito
                 a lição sabemos decor
                 só nos resta aprender.( Sol de Primavera - Beto Guedes)
]

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Há flores por todos os lados

fale com deus

  •       Jesus está aqui neste momento, fale com Deus ela vai ajudar você. Deus te trouxe aqui para aliviar o seu sofrimento. Há quem não crê, há quem não acredita, que o Sítio possa mudar a vida de alguém!O Sítio não cura ninguém. A cura é individual e pessoal, é de cada um em seu propósito e encontro com Deus. É simples .Movidos de emoção os acolhidos chegam ao Sítio. E quando chegam encontram a PRESENÇA, é Jesus!! O Deus que se fez homem, que se fez o pão para estar presente entre nós na Eucaristia. Jesus te trouxe aqui para aliviar seu sofrimento e lá no Sacrário este presente esperando-o para te ouvir, te ajudar movendo sua emoção,sua razão e sua fé, elementos suficientes para curar junto a Eucaristia. Por isso o Sítio pode mudar a vida de qualquer um que por ventura passar e entrar no Bom Pastor. Basta