Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A porta das ovelhas.

Jesus pergunta no Tanque de Betesda ao paralítico; Queres ficar curado? depois ordenou-lhe: Levanta-te, toma teu leito e anda. No Sítio Jesus também pergunta. 
             Nossa Igreja em sua extrutura possui suas paredes, que separam a parte externa e interna da Igreja. E naturalmente uma porta de acesso onde há a separação de quem esta dentro da igreja e de quem está fora da igreja. Óbvio. Uma igreja com várias portas, porém esta escrito: Ninguém pode entrar a não ser por Cristo, o Senhor disse: Eu sou a porta, aquele que entrar por mim , será salvo. A porta da restauração. Esta chegando a Quaresma , tempo de conversão, de restauração, tempo de entrar pela porta  para o mundo da Igreja, ou ficar no mundo de fora. Apenas uma questão de escolha. Amém!!

sábado, 26 de fevereiro de 2011

O sítio e a Cruz.

                           Um homem não suportou ver Jesus morto na cruz, e pediu para sepultá-lo. Era José da cidade de Arimatéia que  desce  Jesus aos braços de Maria. Será que o Sítio é o José de Arimatéia , que tira o acolhido da cruz dos vícios entrega nos braços de Maria, para que daí três dias este acolhido ressuscite, se for que assim seja. !!Amém!!!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Domingo de Visitas: Missa ás 15.00 hs.

Domingo visitamos a Matriz, próximo domingo ela vem nos visitar.
              Domingo mais uma vez, sempre o último domingo do mês, um dos Padres Missinários do Verbo Divino de nossa Paróquia de São Sebastião presidirá a Santa Missa entre nós. Sejam todos bem vindos e bem vindas!!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Verbo debulhar.

Saudades de Marcão, debulhou na foto, debulhava seu Terço com enorme fervor e suas emoções em seus prantos, hoje debulha sua vida em sua cidade lá nas Minas Gerais de caroço em caroço, um dia de cada vez!Que Deus o abençoe!! Quando enxugamos o rosto de um irmão no Sítio, estampamos sua imagem em nossa alma!!
                         Debulhar traz a ligação direta de um pensamento do ato de  separar a espiga do milho, mas debulhar é mais profundo é também retirar a casca e a semente de um cereal no caso o milho mas também frutas e legumes como mamão, uma abóbora, engraçado também seria falar vou debulhar uma laranja. Há muitos que debulham o Terço correndo as contas entre os dedos todos os dias inclusive no Sítio. Debulhar em lágrimas quantas vezes nos faz tão bem nos libertando das angústias ou expressando uma intensa emoção.Debulhar é um ícone relacionado ao milho, como a fumaça e o fogo, a Cruz e Jesus Cristo. No Sítio Jesus deixa-se debulhar para que suas sementes possam germinar.Germinou em mim, em você, em tantos que conheceram Jesus dentro e fora do Sítio, porém este fruto precisa ser debulhado para  professarmos a nossa  fé. Vamos abrir os celeiros!! Amém!!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Contando carneirinhos.

Faxina no Sítio.  Na casa , também na vida, no corpo e na alma.
             Contar carneirinhos é uma prática popular, um exercício mental que muitos acreditam que faz adormecer. Não é verdade, cientistas de Oxford, fizeram o teste de várias maneiras e em seus estudos comprovaram não passa de um  mito. Se pararmos para pensar o que a ciência com seus moderníssimos aparelhos descobriu, já era carta dada. Se contar carneiro fizesse dormir, Jesus o Bom Pastor ao contar seu rebanho teria caído no sono e muito menos daria falta de uma ovelha perdida, lá pela 63 já estaria dormindo. O que faz o sono chegar é o bem estar, a paz de Cristo que habita em nós. Relatos não de Oxford, mas ali do Sítio mostra que familiares e principalmente as mães dos acolhidos, dormem com tranquilidade ao saber que seus filhos estão buscando uma nova forma de viver e estão acolhidos no Sítio. Digo que até devem roncar, ao contrário de quando estavam pelas ruas usando álcool e drogas. Jesus dormiu!  também com aquela tranquilidade e o contato com o frescor do mar, com certeza não estava contando carneirinho, devia esta cansado, talvez mal alimentado, era leproso pro  lado, endemonhado pro outro, o dia foi cheio, e em meio a tempestade os discípulos esqueceram que mesmo dormindo Jesus estava ali, e como foi visto Jesus estava ali, e isso ja basta. O Terço é um ótimo exercício para relaxar, e o sono chegar. No Sítio na sua maioria chegam com problemas de sono, pois estavam habituados trocar o dia pela noite, acordando tarde do dia, ficando claro na adaptação das primeiras noites dificuldades para dormir, porém aqueles que realmente querem, superam com facilidade esta tormenta, sabem que Jesus também dorme ali!! Amém!! 

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Festa no céu.

Aniversário do Beto Cascão. Mais um ano de vida, após a sobre vida.
                           Hoje como sempre desde o início do Sítio foi dia de reunião da Pastoral da Sobriedade, vivenciando o Passo Arrepender-se, onde o Evangelho narrava a história do filho pródigo Josi deixou sábias palavras em que ao chegar o acolhido, o Céu estaria em festa, pois um filho que chega arrependido ao Sítio esta retornando aos braços do pai. E providencialmente esta semana chegaram dois recaídos e hoje um jovem de Petrópolis, esta é a missão, ser veículos para o arrependimento e a verdadeira conversão.Amém!

domingo, 20 de fevereiro de 2011

O cristão é um outro Cristo.

Hoje Café da Manhã na Matriz de São Sebastião. Renda destinada ao Sítio .
                 Fazei brilhar sobre nós, Senhor, a luz da vossa face. Confiado em vossa justiça, eu contemplarei a vossa face; ao despertar, saciar-me ei com a visão de vossa imagem. ( Sl. 04,7;15,16). Verônica enxuga o rosto de Jesus, assim conta a sexta estação.  Imagem verdadeira é o significado do nome Verônica, Jesus deixa estampado sua face no pano quem lhe enxugou o seu rosto. Quando enxugamos o rosto de um irmão no Sítio ficamos com sua imagem estampada em nossa alma. Auxiliar o próximo, com sua face castigada, a caridade brota e assim contagiando uns aos outros, a cada irmão que chega e ao ser acolhido, os próprios acolhidos  estendem seus sudários. Ele ensinou: Amai-vos uns aos outros! Amém.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Enamorar.

Dinâmica do Vaso Novo.
                           Este é um dos primeiros passos para a conversão. (En +amor+ar) assim fracionamos a palavra, que se transforma em um sentimento de encontro, encanto, amor, leveza. Depois deste encontro com Jesus, fica mais fácil os processos de curas interiores, passo a passo entre encontros diários a obra vai sendo feita, o vaso vai sendo moldado. Jesus nos amassa em suas mãos e nos molda de novo. Quem não se encanta com Jesus não o seguirá. Este é um dos desafios do Bom Pastor, mostrar o encanto de Jesus e não somente um lado assistêncialista de salvar a ovelha. Resgata-las e solta-las não é o propósito, maconha, cocaína, crack e cachaça, não é o problema. O problema é o vazio, a falta de Deus. O amor de Deus preenche todos os espaços e ainda contagia. Deixe-se enamorar.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Quem tem medo, morre de medo!!

O medo não impediu Maria ao sim. Não impediu a Luz.
            No amor , não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não esta aperfeiçoado no amor. ( João 4:18 ). O medo é um sentimento da vida humana, de uma leve ansiedade ao pânico e o pavor, lá esta ele sempre nos proporcionando suas descargas de adrenalina. O que o Sítio busca é não temer a ação de Deus na vida de um acolhido, e não deixar que a nova vida vire uma fobia. Medo de sair da casa e recair é o principal deles. Porém por outro lado é válido mostrar quantas vezes superamos o medo em experiências em que haveria uma probabilidade de erro como por exemplo ao fumar o primeiro baseado, ao ir a boca pela primeira vez, o primeiro gole, ( não foi por falta de aviso: Evite o primeiro gole!!) o cigarro que acendeu, o varejo e maço, o primeiro papelote, a pedra, a entrada na favela, a saída da favela, o assalto, o primeiro vapor até o tráfico. Viver é uma infinita experiência, com resultados positivos e negativos e seus respectivos frutos. Plantei pimenta, não colherei morango!! Então o Sítio convida o acolhido a também não ter medo de experimentar a vida de careta, já que na doideira não tinha medo de nada. Sem traumas, ressaca, derrames de dinheiro, ameaças de morte ou prisão, despejo , até chegar a solidão. Essa nova vida ao lado de Jesus Cristo, agraciado pela Virgem Maria. Esse Jesus  que se  fez Bom Samaritano, que se fez Bom Pastor. Se digo : O Senhor é meu pastor, nada me faltará. o que temerei, somente confiarei, entregarei, sem medo de ser feliz!! O medo é humano, não de Deus!!Existem denominações que se falam Cristãs que evangelizam através do medo de um Deus que castiga, e de um Deus que te cobra fidelidade! Amém!! ¨ Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro. A real tragédia da vida é quando os homens tem medo da luz! ( Platão)

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Não.

Visão de dentro do Belinão do Gessi, principal meio de locomoção para aqueles que chegam ao Sítio.
        Não, é uma das palavras de mais difícil interpretação. No Sítio as vezes temos que dizer não a um ex-acolhido. Por vezes acham que até é falta de sensibilidade, dureza de coração, ou falta de misericórdia ou de Deus. Nada disso, pois o não também é de Deus. Os principais fatores que nos levam a dizer não são: Entender que há um limite em que o Sítio só pode ir até ali, então cabe ao acolhido. Sítio é uma obra de Deus, e não o Deus. Ninguém pode ficar no sítio a vida inteira, o Sítio é um ciclo onde o acolhido não ficará para semente, e sim sair para vida semeando. Não!! aos nossos olhos por muitas vezes nos machucam, mas ele faz parte desta obra que para começar precisa infinitamente de um sim.Que Deus, nos agracie e nos dê a sabedoria de dizer não nas horas certas, pois como já disse o Não, faz parte desta obra e Jesus NÃO deixa a obra pela metade!! Amém.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Pano novo, veste velha.

Reunião da Pastoral da Sobriedade, programa de Vida Nova.
                       Ninguém vai botar remendo de pano novo em veste velha. O novo e o velho não se misturam. No Sítio estamos sempre explicando a esta velha história entre o novo e o velho homem. Não podemos viver cheios do Espírito Santo, vivendo a vida velha. O Sítio não remenda ninguém, pois se o novo for costurado no velho apenas por um momento resolverá e logo a ruptura será maior, ( recaída). Isto não significa que Jesus não gosta do velho. E muito menos que vestes novas não serão remendadas. A verdade é radical, extremos entre 08 e o 80, sim ou não. Novo e Velho. Bem e o Mal. Sítio ou Zueira. Responsabilidade e Irresponsabilidade. Trabalho e Vadiagem. Vida ou Morte. Missa ou Boca. Pastoral ou Buteco. Testemunho ou Contra-testemunho. Deus ou diabo. Novo ou Velho, e mais uma vez uma questão de escolha!!! Amém.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

QUINTA DIA 17.AS 18 HS. MISSA DOS RECUPERANDOS.

NESTA QUINTA PE. QUINHA ESTARÁ CELEBRANDO ENTRE NÓS, SEJAM TODOS BEM VINDOS A ESTA SANTA CELEBRAÇÃO.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

SEU NOME É JESUS CRISTO. ( LP novo Dia) Canto. 831 - Louvemos

                           Seu nome é Jesus Cristo, e passa fome e grita pela boca dos famintos. e a gente quando vê passa a diante, ás vezes pra chegar depressa à Igreja.
                            Seu nome é Jesus Cristo, e está sem casa e dorme pelas beiras das calçadas, e a gente quando o vê aperta o passo, e diz que ele dormiu embreagado.
                           Seu nome é Jesus Cristo e é analfabeto e vive mendigando um sub-emprego e a gente quando o vê diz: é um atoa, melhor que trabalhasse e não pedisse.
                           Seu nome é Jesus Cristo, e esta banido, das rodas sociais e das igrejas, porque dele fizeram um rei potente, enquanto ele vive como um pobre.
                           Seu nome é Jesus Cristo, e esta doente e vie atrás das grades da cadeia. E nós tão raramente vamos vê-lo, sabemos que ele é marginal.
                            Seu nome é Jesus Cristo, e anda sedento por um mundo de amor e de justiça, mas logo que contesta pela paz, a ordem o obriga a ser guerra.
                           Seu nome é Jesus Cristo, e é difamado, e vive nos imundos meretrícios, mas muitos o expulsam da cidade, com medo de estender a mão a ele.
                           Seu nome é Jesus Cristo, e é todo homem, que vive neste mundo ou quer viver, pois para ele não existe mais fronteiras, só quer fazer de nós todos irmãos.
                          Entre nós está e não o conhecemos. Entre nós esta e nós desprezamos.
                          O Sítio é uma ferramenta de inclusão em nossa Igreja, uma Igreja que mostra nos Evangelhos, todas as transformações e ensinamentos que Cristo nos deixou. Infelizmente o Sítio joga com uma colher para dentro, e ainda há irmãos que jogam com a pá para fora. Domingo que vem estaremos de novo na Matriz com o café da manhã, ainda há alguns que não nos prestigiam por escrúpulo, pois acham que aqueles que tiveram a coragem de buscar uma nova vida são sujos, doentes, ou não capazes de assar um tabuleiro de bolo com higiene e dignidade, com carinho e boa vontade em busca de um elogio e de um muito obrigado. Mal sabem que para o café da manhã chegar lá, antes de mais nada quem prepara são as mãos do próprio Jesus.  Podem crêr é de pobre mas é limpinho! Amém!!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Sobreviver

                  O homem sobrevive por várias eras. Diferentemente de Viver. Viver é o Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Esta é a proposta do Bom Pastor, colocar-se diante de um espelho, ver aquele homem do passado, o de hoje, e o que espera do amanhã. Viver ou sobreviver. Viver é eterno. Sobreviver eu não sei. como disse no início o homem sobrevive por várias eras. Sobriedade é uma questão de escolha: Vida ou sobrevida!! Amém. 

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Pedro negou.

Esta é a nova marca do Sítio.
                           Ontém errei e graças a Deus minha consciência acusou. bom sinal, pois tive o arrependimento imediato, porém errei de novo por não ter voltado: Foi assim: Passávamos na Primeiro de Maio, centro do Rio em direção a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, eu e Caio meu filho, para uma visita e uma breve oração quando vi um homem ao chão pedindo esmolas, pensei vou dar água para ele pois  estava muito quente, olhei logo a frente e tinha um vendedor de água. E não sei porque não obedeci, não comprei a água, parece que desliguei e quando vi não passou de uma ação não realizada. Só minutos depois em direção a rodoviária que percebi que negara  a Cristo por três vezes: uma desobedecendo, outra não comprando a água, e depois não voltando, mesmo sem ter maldade, ou medo, ou vergonha, não me entendi!!! Pedro pecou inevitávelmente, nem por isso Jesus deixou de lhe perdoar ! O que me resta é não errar mais,ou pelo menos tentar e pedir  Perdão ao Senhor, por não estender as mãos,  pois era ele que estava ali no chão. Amém!!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Frase do dia.

                Hoje fui a Niterói e em um muro no centro da cidade um grafiteiro deixou sua mensagem:
        Você é um craque na vida ou sua vida é Crack!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Um gambá cheira o outro.

Este é um filhote de uma border  collie com um vira-lata. Sua origens são de cães pastores, por isso seu nome é: Pastor. O novo mascote do Sítio.
               A  Estrada União Indústria, é a principal via de acesso ao Sítio, na altura do km 126 esta a Est. da Fazenda São Lourenço, uma vicinal rural que liga por entre vales e fazendas até Paraíba do Sul e Mont Serrat. em Levy Gasparian, RJ. Mas voltando a União Indústria, também conhecida como Antiga Rio-Juiz de Fora ela liga de Três Rios a Levy Gasparian, entre os quilômetros 123 ao 133 mais ou menos até chegar a Br 040, e nela também é uma forma de ligar Minas a São Paulo e ao Sul do Estado Fluminense, também lógico de Minas para Região Serrana e Rio. O número de trecheiros é constante neste eixo de ligações entre cidades,eles passam sozinhos,  ou casais, ou em grupos. Porém hoje havia uma situação diferente, pois ao passar vi um trecheiro( * Pessoas que andam pelas estradas de cidade em cidade.) sentado na sombra de um ponto de ônibus rezando um terço que me chamou atenção pelas contas brancas. Tá bom !! fui , voltei, ele ali no mesmo banco. Tive vontade de parar e conversar com ele, saber da sua história porém não passou de uma vontade, segui em frente. Já bem ao entardecer voltei ao Sítio para levar os pães para amanhã, adiantando pois não estarei na cidade e ao voltar já saindo na Est. União Indústria .Quem esta vindo? Ele o trecheiro rezador de Terço. Aí, não teve jeito. Parei a moto. E quando já estava se aproximando ele me perguntou: Já estou em Três Rios? Eu lhe disse que sim e perguntei: Pra onde vai andando? Ele me falou: Vou  para Aparecida pagar uma promessa. Então já sabendo que dormeria em algum ponto de ônibus, convidei para passar a noite no Bom Pastor, onde tomaria um banho, lavaria sua roupa, jantaria, dormeria em um lugar seguro e ao amanhecer tomaria seu café e alimentado segueria sua viagem e seu destino. Ele confiou e aceitou. Seu nome é Vitor, é da cidade de Montes Claros- MG, está indo até Aparecida, para pedir a Nossa Senhora que interceda a Jesus pelos seus erros passados, pedir também a Padroeira a possibilidade de colocar aparelhos em seus dentes e ir no Programa do Gugu na TV. O jeito mineiro, a pureza do coração, a inocência e a vontade, perseverança em chegar deste rapaz deixará alguns ensinamentos para nós. Assim é o Bom Pastor, acolhendo suas ovelhas, acolhendo os estrangeiros, dando a túnica ao que não tem. Esse rapaz tem uma grande vontade de ter seu aparelho, poderia estar assaltando ou cometendo qualquer outro crime  para obter seu objetivo, mas ele vai pedir humildemente a Nossa Senhora, a pé, pagando pela promessa da graça que ainda estar por vir. Deus não é barganha!! me dê o aparelho que eu vou a Aparecida a pé!! Vou a Aparecida a pé, se for digno Deus me provindenciará!! Esta é a lição!! Amanhã saberemos mais das historias de Vitor, e quem sabe daqui um tempo ele aparece para nos visitar com um sorriso metalizado. Amém!!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Temos Túnicas.

Pe. João em memorável foto.
             Ele responde: Quem tem duas túnicas dê uma ao que não tem. E quem tem o que comer faça o mesmo. Este foi o ensinamento  no Evangelho de Lucas 3.11. Agora digo: O Sítio tem a túnica, a túnica da nova vida. Como seria bom se cada um fizesse um cartaz dizendo ¨Tenho Túnica¨!! Com certeza o mundo seria bem diferente. Seja a luz do mundo. João Batista, pregava , batizava e ainda preparava a vinda de Jesus. Quantas túnicas. Assim seja! Amém.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Um volta para agradecer.

Tarde de sábado especial, visita encerrada em Celebração. Volte sempre Neimar!!!
   Hoje no Sítio estamos com dez acolhidos. Ao aceitarem o tratamento, por vontade própria revivo a passagem em que Jesus chega a aldeia e dez pedem sua compaixão e misericórdia. E assim Jesus os cura da lepra. Um volta e Agradece. Temos Dez cada qual com seus vazios precisando de ser preenchidos, com suas lepras precisando de cura e por isso ao admitir já estão todos curados como aconteceu entre a Samaria e a Galiléia. Então basta esperar e crer para que os dez volte para agradecer seguindo a Jesus. Jesus cura. Jesus Salva. Jesus Liberta. Amém!!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Vaga-lume.

Ajudar ao Asilo São Vicente é tirar nossas lâmpadas debaixo da cama.
             Pyrus=fogo ,lampis=luz, assim do grego vem a palavra Pirilampo, o vaga-lume seria talvez um lumeeiro que vaga por todos os lados despertando nossa atenção. Apesar de sua luminosidade tenha como fonte de energia a luciferina, não tenha medo pois não tem nenhuma ligação com Lucifer, nada alem de uma origem linguística vindo do latim. Hoje o evangelho nos falava do sal da terra, o sal elemento único, elemento  com poderes de cura, Jesus nos compara ao sal. Veja bem não existe substituto para o sal. O açucar pode ser substituido pelo mel ou pelos adoçantes artificiais, e o sal? Assim Deus nos deseja cada qual com seu jeito único, como o sal. Deus nos dá nossas luzes, nossos dons são a nossa luciferina, porém ao contrário de Lucifer, não posso quer ser mais luminoso que Deus e por isso preciso ter minha luminosidade na minoridade de um pirilampo que mesmo sendo pequeno, sua luz é capaz de brilhar, chamar atenção e até mesmo incomodar. Amém!! Os incomodados que se mudem, SEJA A LUZ DO MUNDO!! Amém.!! Obs. Lucifer não mudou , foi despejado!!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Estamos aí outra vez.

Logo do Sítio, foto do banner.
       Por mais uma vez ficamos alguns dias sem falar de histórias do Sítio, desta vez um virús cruel invadiu  o meu computador. Muita coisa aconteceu: Missa das Famílias com Pe. João, Passo Celebrar da Pastoral da Sobriedade e também Passo Admitir. Um foi embora. Outro chegou e o Sítio vai andando. Criamos a logo do Sítio, estamos cheios de projetos como Tião que hoje nos visitou cheio de vida e amor a Deus, trazendo um jovem para o acolhimento como um dia ele também foi acolhido aos 67 anos, mas além desta agradável visita de hoje, trago uma das histórias que Deus deixa no Sítio e nós apenas contamos para aqueles que gostam de ouvir histórias de vidas e principalmente de Deus. Foi assim: Pe. Quinha trouxe até o Sítio um acolhido muito inteligente e místico chamado Tércio, artista plástico, bem instruído e bem próximo de Pe. Quinha e sua Instituição ¨Oficina de Jesus¨. Em uma tarde chegou ao Sítio a psicóloga que no início de nossa caminhada nos acompanhava. De um a um foi conversando com todos até chegar a vez de conversar com Tércio. Aí ele falou que era de Petrópolis. Ela disse ter feito vestibular em Petrópolis. Ele disse que também tinha feito vestibular. Ela disse ter conhecido um Tércio. Ele disse ter conhecido uma Neide. E 29 anos depois  de terem se conhecidos em um exame de vestibular, os dois se encontram no Sítio, ela como psicóloga e ele um administrador de empresas acolhido como usuário de álcool em busca de uma nova vida. Tércio nos deixou grandes ensinamentos e foi um dos criadores  da gruta de Nossa Senhora das Graças, nosso cartão de visitas logo na chegada da casa. Sem modéstia digo que nossa gruta pode ser o nosso cartão postal. Amém .. e amanhã tem mais.