No Sítio enquanto se bate um papo, vamos apreciando as maravilhas de Deus como o Beija-Flor tomando conta de seu ninho. |
O Sítio Bom Pastor é uma casa de evangelização formada por leigos católicos,junto a trabalhos pastorais para a acolhida de dependentes químicos. Aqui recebem todo o trabalho catequético para uma nova vida junto a Jesus Cristo agraciados pela Virgem Maria. Todo trabalho é voluntário e a acolhida é voluntária e gratuita, vivemos através da providência de Deus. Desde 13 de Junho de 2008.
terça-feira, 30 de agosto de 2011
Bate-papo.
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
domingo, 28 de agosto de 2011
Dia de visitas e surpresas.
Domingo de visitas, aniversário Sr. Jorge (61) e ainda recebemos a visita de Pe. Manoel e os Seminaristas do Verbo Divino. Obrigado Pe. Manoel por vir celebrar a Santa Missa conosco e que Nossa Senhora abençoe a caminhada de nossos seminarista , a Família Bom Pastor agradece a todos que aqui vieram neste dia de visita . Amém
sábado, 27 de agosto de 2011
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
Garimpo
Garimpar é a maneira mais rude de se encontrar algo precioso. Ninguém é tão ruim o suficiente que em seu coração não contenha algo de bom. É preciso garimpar, garimpar até achar. Algo bom,preciosidades existem dentro dos corações, porém as vezes precisam ser descobertas e depois lapidadas ou não!! Um acolhido escreveu em uma velha régua de pau: O Sítio garimpa o coração. seria virar e revirar até encontrar o que há de mais precioso neste seis meses de acolhida, não sei, ainda não conversamos sobre isso, domingo é Dia de Visitas, Dia de Missa, dia de garimpo. Amém!!
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
Agitação
Estamos na época das flores, próximas postagens fotos de flores nativas do Sítio. |
Do nada uma grande agitação se deu no Bom Pastor, a casa encheu, quase lotou, um constante momento de entra e sai, pequenos momentos de acolhida, agitado!! Movimentado em gestos e som, muito ruído. Para quem chega a agitação esta nos nervos, a confusão psicomotora. Fala-se demais, principalmente papo de ativa.Em meio a este mar confuso e agitado que temos que navegar e o que me conforta é saber que Jesus está ali, mesmo que tirando um cochilo como lá em Marcos 4:38 posso confiar que a tormenta vai passar, já vi esta passagem passar no Bom Pastor e o importante que Jesus esta alí. Nada nos faltará. Amém!!
terça-feira, 23 de agosto de 2011
Pequena História.
Gessi nos contou a história de uma mulher que chegou ao Sacerdote e disse: Padre, porque a gente que segue a Deus, é fiel, tá todo dia na Igreja, sempre rezando passa por tantos problemas? e o Padre responde: Por que você esta justamente fazendo tudo isso você PASSA pelos problemas, aquele que não segue a Deus e não reza permanece nos problemas. Por isso que no Sítio rezamos tanto, para passar pelos problemas!! Amém.
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
O som do silêncio
O Silêncio do Manto nos deixa no mínimo o exercício de que devemos aceitar as coisas segundo a vontade de Deus, compreender nossos limites ao exemplo de Maria. Na Irlanda, terra de nosso querido Pe. João (SVD) existe um Santuário dedicado a Nossa Senhora do Silêncio que intercedeu por um povo em momento de extremo desespero e fome. O silêncio é a ausência de barulho, ruido, confusão ou ficar quieto. Estar no Sítio e estar em silêncio, é estar ausente do álcool e das drogas é ficar quieto em um canto que no cair da tarde, já a noitinha vai cada vez mais se aquietando até que consegue-se ouvir o som do silêncio, é o acolhido aceitando a vontade de Deus ao exemplo de Maria, aí sim, Maria passa na frente. No íntimo do silêncio barulhos e ruidos do coração começam entender que não há mais espaço,só há espaço para o silêncio. Lá em João 8, Jesus é colocado a prova para condenar a mulher adultera, silenciou-se e passava o dedo sobre a terra, insitiram e ele responde:Aquele que não tiver pecado que atire a primeira pedra, e novamente silenciou-se. Amém.
domingo, 21 de agosto de 2011
sábado, 20 de agosto de 2011
A arte.
A dependência química é uma grande formadora de artístas, intérpretes dignos de óscar, capazes de contar uma estória triste pro carroceiro e fazer até o burro chorar. Sem limites e limitações matam parentes, sofrem assaltos e sequestros, ficam doentes e adoeçem seus entes mais próximos com o mais íntimo do poder persoasivo para enganarem com o altêntico conto do vigário tendo como meta e objetivo final satisfazer os seus vícios seja eles o alcool, tabaco ou droga. Esta ação em outras palavras também é chamado de ¨banho¨. Caô!!! Infelizmente esta maneira manipuladora de viver é um dos rótulos de um viciado que cabe ao Sítio tentar tirar algo de bom nesta arte, se cada viciado usa-se dez por cento de suas forças para evangelizar a realidade seria bem diferente, andam quilômetros se for necessário, de qualquer jeito ; ônibus, bicicleta,carro, moto, trem, navio, atravessam rio a nado para obter a satisfação momentânea do vício. Por isso, concentremos nossas orações para tentar mudar esta história e que a verdadeira arte seja a arte de viver em paz. Amém!!
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
O cerco.
Depois das Mil Ave Marias até que um Cerco de Jericó cairia bem, mas vamos amadurecer esta possibilidade. O cerco que fala agora é o dos vícios. Sempre assediando ele vem fechando devagar para finalmente encurralar e levar a destruição na vida das pessoas, de suas famílias e suas comunidades. O cerco do Sítio e bem parecido com uma operação militar em torno de uma posição inimiga. O inimigo é o vício ( em todos os sentidos) é ele que temos que combater. Parece um filme de ação,!!mas não é!! posso dizer de Oração. Em um bom combate é preciso boas armas e cercar de todos os lados então toma-lhe Terço: De manhã Libertação, no almoço; Divina providência, de noite Mariano!! Sábado ás 15:00 ; Misericórdia e assim como Josué e seus companheiros o poder da oração derrubam as muralhas dos vícios, nem que for um tijolo de cada vez, por isso o acolhido tem seis meses e ser for preciso o tempo que for preciso, Adilson tem três anos de Sítio e no momento certo ele mesmo tocará a trombeta. Não deixemos os vícios, os maus sentimentos e pecados nos cercar com suas muralhas, toquemos as trombetas com a força da oração. Com Jesus tudo pode ser mudado. Amém!!
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Tanto quanto o tempo.
Tanto tempo que não falamos do tempo!! O tempo esta sempre bom e de repente o tempo fecha. Feridas que só o tempo poderá fechar e assim vai de tempo em tempo uns chegam outros vão embora, muitos em tão pouco tempo. A vida também conta o tempo, seis que já passaram por aqui encerraram o seu tempo aqui na terra, que em seus ciclos e estações ditam e editam o tempo das coisas. Amigos também se vão e tanto tempo faz e mesmo a distância continuamos na missão, segue a vida e o tempo. No Sítio também existe os que apenas querem passar o tempo e ainda digo que mesmo assim costumam meio que sem querer achando um tempo para encontrar o seu tempo, de agradecer ou louvar, sei lá, no Sítio o tempo voa e sentimentos aprendem a voar, o Sítio pode estar muito atrazado ou muito além do nosso tempo, mas como é uma obra para a vida, que fala de um Deus da vida e da esperança, o Sítio tá no tempo certo, no tempo de Deus, onde tudo acontece assim; um chega outo vai, um chora outro vai sorrir , o tempo passou e nem viu ou sentiu e do nada sem muitas explicações pois não dá tempo pra entender o cara chega do nada de qualquer canto do Brasil precisando dar um tempo sem noção que Deus o escolheu para mostrar para a humanidade o verdadeiro tempo:o de Deus !! nada acontece se não for de sua vontade, só quem já sofreu sente tanto quanto o tempo é bom.Ámém
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Sem dó com piedade.
Dó e Piedade as voltagens são diferentes. |
A dó ou a pena não é só um sentimento confuso é o mais confuso dos sentimentos, criador até de outros frustrantes sentimentos como até mesmo a culpa e as angústias. Estar a frente de um trabalho como o Sítio é estar frente a frente com enígmas que só DEUS pode responder ou resolver e ao mesmo tempo ter que tomar decisões que só cabe a Deus, por isso não podemos nos deixar levar pela pena, pois o único digno de pena é o diabo que nunca mais volta aos céus, de lá foi expulso com sua legião e estão por aí para atentar quem esta quieto e principalmente no caminho de Deus. Todos nós temos as mesmas chances de estar lá ao lado de Deus, menos ele!! Críticas e achismos de quem nunca vivenciou um dia de Sítio já não abalam mais, difícil é entenderem que dó e piedade só tem o mesmo significado no dicionário. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Já dá pra entender o que é a piedade, que lhe apresenta a compaixão, a caridade espontânea e desinteressada. Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão, todo mundo canta, poucos vivem, quem vive Deus mostra a sua piedade. Piedade Redentora de Cristo, dai-nos a Sobriedade, isto é o que se mais se pede em todos os momentos de Oração no Sítio, por que não falamos: senhor tenha pena de mim e dai-nos a sobriedade!!! Por que a Piedade é de Deus,e temos que abrir para deixar Deus agir e o Espírito Santo nos discenir entre a dó e a piedade, a sensatez que a piedade é das virtudes de Deus. Amém!!
domingo, 14 de agosto de 2011
Ternura
Em base ao ditado popular digo que o Sítio sem medestia é lindo. Se filho feio não tem pai, o Sítio tem quatro. Pe. Anselmo, Gessi, Eu e Pe. Quinha. |
O amor de Deus Pai, Jesus mostrou não aquele Deus Pai que castiga, quantas vezes a mãe ou pai ou alguém dizendo: Não faça isso ou aquilo que Deus castiga!!! Aquele amor do Bom Pastor ao seu rebanho, o amor de um pai que a beira da estrada ao longe avistou seu filho voltando arrependido e humilde apenas querendo ser um servo foi o que Jesus mostrou. O Deus de misericórdia que nos acolhe, nos perdoa, nos mostra o caminho e a luz, que nos mostra o chamado, compaixão e piedade, a ternura que nos leva a ser terno, para ver este amor eterno para a infinita vida ao lado do pai, que tornou filho e espírito santo. Amém, Feliz dia dos Pais.
sábado, 13 de agosto de 2011
Basta querer.
João 8-11. Jesus disse: Nem eu te condeno. Vá e não peques mais. Se o meu pecado é o vício, Jesus nos diz: Vá e não peque mais. A libertação no Sítio acontece na hora que o acolhido chega, ali ele recebe a cura, o perdão, basta obedecer e ouvir o que Jesus nos diz: Vá e não peque mais!! Ou seja, não beba mais, não fume mais, não cheire mais. Porém muitas vezes o julgamento humano é capaz de condena-lo levando-o a morte ou a loucura. A auto-condenação é muito visivel em alguns tipos de tratamento onde o indivíduo se mantem abstênio através de uma condenação a ser eternamente um adcto em recuperação que relatam com convicção que é doente e que sua doença é incurável. Neste lugares não existe Deus, existe um ¨poder superior¨ que escraviza e adoeçe as mentes de seus frequentadores e sua irmandade. No Sítio tem o Pai, Filho e Espírito Santo. No Sítio Jesus diz: Vá a tua fé te curou!! vá e não peque mais!! Coragem, sou eu!! pois todos dias rezamos:Se Jesus me libertar serei verdadeiramente livre. Jesus cura, Jesus salva, Jesus liberta. Basta querer. Amém.
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
Prosa.
Quando os homens falam entre si normalmente surge ali uma prosa. Muitos chegam no Sítio todo prosa, cheios de si e de suas histórias de ativa, uma espécie de super-mam da zoeira e da malandragem que ainda precisa dias para cair a ficha que no sítio a prosa é outra. No Sítio a prosa é com Jesus e Nossa Senhora, essa sim uma prosa muito mais formosa, pode até virar um verso, poesia. Diga-se de passagem pelo meio de Aristótoles o filósofo que o fato é prosa e o que pode acontecer é poesia. Digamos então que até o acolhido chegar ao Sítio sua vida seria narrada em uma prosa. E os versos de Deus formaria de sua vida uma bela poesia. Nos versos de Deus esperamos respostas e nas prosas com os amigos a beira do lago, no curral, ao lado da gruta, na varanda, no cruzeiro ou na cachoeira, em qualquer lugar onde se possa ter uma boa prosa no Bom Pastor , Deus nos usa levando suas palavras ,levando o Evangelho, a Boa Nova de Jesus como nesta prosa. Amém.
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Cristo tende peidade de nós.
Após seis horas de oração, acolhidos rezam 50 Ave Marias de joelhos. |
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
Senhor tende piedade de nós.
Kyrie Eleison, Christie Eleison, expressão em grego que até hoje mesmo passando pelo latin mostra o firmamento de um um Deus piedoso, misericordioso. No bom português, SENHOR TENDE PIEDADE DE NÓS, CRISTO TENDE PIEDADE DE NÓS. Amém.
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
Espelho.
O espelho é uma superfície que reflete uma imagem. Nós refletimos uma imagem, não como o espelho que reflete uma imagem virtual. Refletimos o que somos, seja o bem ou o mal. Hoje é Dia de São Domingos, apesar de ser segunda!!! Domingos espelhado em Francisco seu contemporâneo,criou a Ordem Dominicana. O Sítio Bom Pastor espelhado na Oficina de Jesus. Por isso temos que nos vigiar para saber qual imagem estamos passando. Em uma casa em que mora hoje 10 dependentes, sendo cachaceiros, maconheiros e cracudos, passa uma imagem de uma casa bagunçada e suja, porém quem nos conhece sabe que nossa casa é um espelho. Muitos acolhidos e familiares acham que o Sítio é um espelho mágico, que pode dar todas as respostas!! Não, a única pessoa que responder e resolver os problemas de um acolhido, é o próprio que diante do espelho consegue olhar dentro de seus próprios olhos e fazer um raio x de sua vida. Espelhados em tantos testemunhos que superaram os vícios, deixemos a imagem de Jesus refletir em nós abrindo o nosso coração!!Amém.
Fazer as Mil Ave Maria sozinho seria quase que impossível, isso reflete que mutuamente precisamos uns dos outros. |
domingo, 7 de agosto de 2011
Pela primeira vez, 1000!
Difícil não é rezar as MIL AVE MARIAS, difícil é achar a palavra certa para definir esta experiência com Deus. Em outras postagens já imaginava ser parecido com uma peregrinação, uma longa caminhada como estaremos fazendo dia 27 indo até o Santuário de Bom Jesus do Matozinhos a pé, isso mesmo na canela, inclusive quem quizer carona tem vaga. Foram quase SETE horas de oração onde rezamos vamos dizer uma espécie de Mega Rosário, pois rezamos um rosário, tendo no lugar das 10 ave marias, 50!!! A princípio deixo claro que hoje também foi um dia para a história do Sítio pois foi a primeira vez que vivemos esta experiência em três anos. Outro fator foi a responsabilidade, pois marcamos e quando começamos não podia mais parar. Muitos ensinamentos creio que deixará para nossos acolhidos; a responsabilidade de começar e acabar, o compromisso acima do cansaço, a missão de ir até o fim, a superação, o prazer do dever cumprido e principalmente o respeito e o encanto mariano. De quebra, muitos pai-nossos foram de carona, credos e súplicas. Em fim, um domingo para marcar a vida de todos nós que ao tomar esta decisão ouvimos Jesus dizendo; Coragem!! Amém.
sábado, 6 de agosto de 2011
Coragem sou eu.
O Sítio é a barca, nossos acolhidos os discipulos. Jesus convida-os a segui-lo após os seis meses de acolhida no Sítio. Andar sobre as águas é seguir em frente, levando a vida focado em Jesus Cristo não deixando as atribulações e os revoltos da vida nos levar ao medo. Sem medo de ser feliz, seguindo a marcha, tocando em frente, devagar e sempre inspirados por essa coragem, pois podemos sempre mais. Saiba também que ao chegar no Sítio Jesus repete a mesma frase; Coragem sou eu!! Nosso Deus mostra a nós como mostrou ao profeta Elias que uma casa em que procura uma nova vida não serão ventanias, terremotos ou fogo, isso a vida velha já proporcionava, Deus nos mostra na harmonia do Sítio sua brisa leve e silenciosa de um cantinho retirado possa mostrar na humildade e simplicidade a ação de Deus. Amanhã 1000 ave marias ás 13:00 horas e que assim seja amém!
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
Jesus Bom Pastor, cuida de mim.
De onde surgiu o título do Sítio? porque o Bom Pastor!! Digo a vocês que nada foi planejado. Havia um anseio da parte de Gessi que o Sítio levasse o título de Nossa Senhora das Graças, nada contra, muito pelo contrário pois em particular graças em minha vida foram alcançadas por intercessão de Nossa Senhora das Graças. Além do fato de que o Sítio do Brejal já chamara Nossa Senhora das Graças e poderia confundir as pessoas tanto para o acolhimento e visitas mas também para as doações. Então pensei, por tanto tempo este Sítio recebia rebanhos, mesmo sendo de bovinos o manejo de um boiadeiro é o mesmo de um pastor com suas ovelhas então porque não o Sítio receber novos rebanhos, ovelhas perdidas, machucadas precisando de curar suas feridas e daí surge o Bom Pastor que cuida de mim e minha família, de Gessi e sua família, de tantos acolhidos que passaram, de entre tantos que estão por chegar, de nossos Padres, Ministros e Ministras que nos acompanham, pois este é o seu rebanho, e corajoso o Bom Pastor deixa todas na busca daquela que se perdeu, daquela que esta ferida, acolhe em seus braços para depois de volta entregar a liberdade de seu rebanho. Talvez desta forma entendo que esta é missão do Sítio, esta é a vocação do Bom Pastor. Agosto, mês das Vocações. Qual é a sua? Jesus te espera em seus dons, use-os a favor de Jesus. Semeando, lançando as redes, resgatando as ovelhas perdidas,sendo apenas um seguidor, foi assim que tudo começou, foi assim que ele me conquistou! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado!!Amém.
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
O ouro do tolo.
A flor que no Sítio se alastra.( |
Pirita;( obs. não é birita) é um mineral amarelo metálico parecido com o ouro, por isso era usado por alguns negociantes espertinhos enganando os menos entendidos como se fosse ouro, fazendo assim vantajosos negócios enganosos. Por isso ouro dos tolos, dos bobos, e assim vai. Ou algum mané que achava o metal e achava que havia encontrado a riqueza. O ouro é um metal nobre, que figuramos as riquezas, a nobreza, e com esse interesse um imperador disse a São Lourenço, ( nosso endereço: est. da Faz. São Lourenço.) que tomava conta das riquezas da Igreja em seu tempo que lhe entrega-se toda a riqueza de sua Igreja, então São Lourenço convoca todo o seu povo para porta da Igreja e diz ao imperador: Eis aqui minha riqueza!! Foi queimado vivo e assim mais um martir de nossa Igreja. Então os vícios são as piritas,( muitos deles a base de birita) o engano que por algum momento traz uma satisfação a tolos que como um dia fui, a falsa riqueza do bem estar, enquanto o verdadeiro ouro éramos nós os servos de Deus segundo S. Lourenço, a grande riqueza é servir a Deus, é ter o coração generoso, o coração de ouro, o coração de Jesus! Amém.
terça-feira, 2 de agosto de 2011
Aprisco.
Jesus o Bom Pastor, tu prometeste cuidar de mim, eu aceito tua promessa. Obrigado Senhor! |
Assinar:
Postagens (Atom)