Powered By Blogger

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Casa cheia!!

             Casa lotada!! O Senhor é nosso Pastor e nada nos faltará, sem preocupações com o amanhã e com a certeza de hoje, o Sítio esta com 12 pessoas acolhidas, de todas as idades e problemas, de vários lugares e cidades,  lotado de pessoas e principalmente de Generosidade. Humildemente dividindo e dispondo-se uns pelos outros, com o recaído ou com o mais infermo, desapego e solidariedade lotam a casa desde o pão repartido com partilhas e orações até num simples bom dia cheio de generosidade!  E amanhã no despertar de um novo dia, novas vidas renovando nas infinitas generosidades de Deus!!Graças a Deus a casa tá lotada! Amém.

domingo, 29 de agosto de 2010

A viagem.

              Foi muito  bom peregrinar,  nesta nova caminhada de Três Rios ao Santuário de Matozinhos; Obs:( pena que por problemas não filmamos e nem fotografamos), mas passarei o que Deus nos mostrou nesta árdua viagem de perseverança e fé. Primeiro fato para relatar foi o horário, saímos de Três Rios ás 13:00 horas o sol estava muito quente, eu , Aline, Montanha, Topete e Evaristo representávamos o Sítio nesta aventura. Com quatro marinheiros de primeira viagem  aceleramos com alguns outros companheiros, alguns foram a nossa frente, outros ficaram para traz e outros nem chegaram. Assim é seguir Jesus. A caminhada foi constante em mesmo rítmo pois não poderíamos andar demais pois nos cansaríamos e nem devagar demais, tinhamos hora par chegar, afinal o foco era celebrar a missa. Em cinco horas e meia de caminhada deixarei o que eu senti. O desligamento de tudo que esta em sua volta, tinhamos que apenas focar em chegar. O que nossos irmãozinhos trecheiros passam e sentem pelas estradas do mundo, andando sem destino e olha que tinhamos o destino. A perseverança de uma caminhada que seria a representação de nossas vidas: Cansaço, dores, limitações, fé , vontade, coragem e esperança. Quando estávamos chegando em Werneck, avistamos um grande monte, e para chegar ao Bom Jesus teríamos que vencer aquele 5 km de serra a cima. Quando rezávamos o Terço em seu segundo mistério Maria visitaria Isabel, e pensamos como nós indo visitar o Bom Jesus tendo que partir nesta coragem. Outro fato é de ver que tudo podemos quando entregamos e servimos a Deus, nossas sombras pelos caminhos e atalhos estavam evangelizando e professando nossa fé, pois o simples caminhar em silêncio ou em oração deixava a imagem de humildes seguidores de Jesus. Um sentimento de que meus fardos ficarm por lá. Andamos como os Apóstolos , fomos por nós, pelos doentes, pelos preguiçosos e principalmente por aquele que não crê! Podes crê, maluco é quem não vai!!! Amém

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O Peregrino!

                Porque? Essa é a pergunta de hoje. Porque um pai de familia sai de casa para trabalhar e no meio do caminho sofre um grave e inexplicável acidente,sendo brutalmente atropelado com sua moto por um carro onde nada sobraria de sua moto e um grande prejuízo ficaria o carro do atropelador. Alguns hematomas e ralados foram o que sobraram deste homem, que disse: Deus quer algo de mim!! Foi alguns dias depois ao Santuário de Bom Jesus do Matozinhos , saindo de Três Rios a pé, para ser chamado por  Deus a olhar pelos depêndentes, e segui-lo. Obediente e teimoso, foi em frente sempre confiante. Novos companheiros apareceram pelo caminho, muitos também ficaram pelo caminho, mas a caminhada não poderia para naquela Missa, mas sim começava naquela Missa e hoje existe um cantinho de terra que apenas tenta criar uma oportunidade para as pessoas que começou em uma dolorosa caminhada de um acidentado mesmo com dor e ralado, buscou uma resposta para os mistérios que Deus reserva para cada um de nós, caminhar é preciso! só existe um caminho, caminho se faz quando se quer caminhar. Amanhã, eu , Evaristo, Montanha e Topete iremos até Matozinhos a pé , e que Deus mais uma vez mostre seus sinais nesta peregrinação!!
Para mim ir até Matozinhos a pé e reviver uma caminhada de escolhas!!!! Amém!!!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

               O Sítio possamos dizer que é um pequeno lugar para os pequenos, que buscam uma vida nova, outra casa, outra jornada. Pedras um dia foram lançadas, e esperamos apenas as migalhas, pois somos pequenos acolhidos de seus grandes braços  onde vivemos seus sinais!!  Fiquemos a imaginar! Assim Seja!!!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

O amor não é cego.

               Salmo 146. 8. O Senhor abri os olhos dos cegos, endireita os incurvados e ama os justos.
 Jesus teve uma grande compaixão pelos cegos, Bartimeu a beira do caminho a mendigar, gritou e enfrentou uma multidão que o mandava se calar, porém Cristo o curou e ele o seguiu, outro cego de nascença é curado pelas salivas de Jesus, Paulo ainda quando era Saulo, e São Longino, popularmente Longuinho, que era um centurião com grave doença ocular, que após perfurar o corpo de Jesus seu sangue respingo nos seus olhos o curando, daí quando perdemos alguma coisa pedimos a São Longuinho que nos ajude pois não estamos enchergando. Jesus cura todas as cegueiras, físicas e espirituais com seu amor, quantos de nós aqui do Sítio fomos curados e constantemente damos bobeira para as atribulações do dia a dia e perdemos o foco, mais aí vem Jesus com seu amor resgatando nossos olhares para ti. Esse amor posso dizer que seria um colírio para os meus olhos, não me cega quanto a outros amores como o álcool e a droga, que não nos dá o tempo suficiente para escolhar entre o sim e o não, nos levando a escravidão dos vícios ao contrário de Jesus. O Sítio por muitas vezes tem sido um belo consultório oftalmológico. Amém!!!

sábado, 21 de agosto de 2010

Jesus dormiu no Sítio.

             No Salmo 43,24 : ¨Desperta Senhor! Por que dormes? o salmista mostra a dificuldade que nunca teria um fim, e Deus parecia estar dormindo, e seu povo demostrando toda sua súplica. Narrado pelo evangelista Marcos, no capítulo 4 de 35 a 41, Jesus dormia tranquilo na barca, e todos apavorados com o vento e a tempestade, pois atribulados pelos sentimentos humanos não perceberam que com Jesus ali mesmo dormindo estava tudo sobre controle. Jesus dormiu no Sítio, quantos gritaram com medo acordando Jesus, quantos pularam do barco, abortaram seu tratamento e caminhada na primeira ventania e quantos deixaram Jesus descançar um pouco pois sabiam que mesmo  dormindo tudo estava no controle. Jesus dormiu no Sítio, quantas vezes o acordaram por fraqueza, ou pela falta de coragem de enfrentar a tempestade sabendo que o Senhor estava ali e Jesus acordou no Sítio, olhou para todas as tormentas e falou: Cala-te. E todos diziam: quem é este homem, que até o vento e o mar o obedecem? é o mesmo que faz calar as ventanias das drogas e as tempestades do álcool em nós que ao contrário de Jesus, dormimos e perdemos o controle. Quando Jesus dormir em sua  vida, confie que esta tudo no controle, mas se for preciso acorde-o, grite se necessário ,quando o mar estiver revolto, porém nunca pule do barco pois estará abandonando o próprio Cristo! Amém!!!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Histórias para refletir!

             Pe. Quinha sempre fez visitas em presídios com a Pastoral Carcerária, já deixou de ir a um almoço  com Pelé, para ir ao presídio. Em várias visitas a um determinado presídio, sempre dava  carona a uma senhora, humilde e sempre com pouco dinheiro, pois muitas vezes após deixa-la  no terminal rodoviário o padre sempre enterava uns centavos para a passagem desta senhora. Um dia já mostrando um pouco de intimidade, o padre pergunta a senhora que assiduamente estava em todas as visitas: Quem que a senhora vem visitar, é seu parente? E ela responde: Não ,é o rapaz que matou o meu filho! Pe. Quinha também nos conta que em uma visita a um convento de freiras deparou-se com uma freira muito velhinha que deixava a imagem de estar diante de uma  verdadeira santa, quando ela lhe faz um pedido: Reze por mim! Histórias que nos marcam e nos levam a refletir!! Amém!!!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

            Há pouco tempo atráz o Sítio esvaziou, por outras vezes já aconteceu isso mas não com essa interrogação, acolhidos completavam seus ciclos de evangelização e retomaram as suas vidas, nada de anormal além de uma casa com três acolhidos e uma interrogação:  O que Deus estava preparando para nós depois destes dois anos de acolhida? Foi um pequeno com característica de longo tempo em que humanamente talvez até ancioso tentava entender então qual seria a resposta de Deus para esta fase do Bom Pastor. Aos poucos seus atos começaram a agir, chegaram a casa pela primeira vez dois primos de uma só vez, mas a ficha não caiu para mim em relação ao que viria. Um acolhido da casa em fase de reincerção, junto com outro acolhido  em mesmo estágio, foram ontém a cidade de Paraíbas do Sul, visitar um ex-acolhido recaído, voltando de lá sem conseguir o objetivo pois o visitado estaria infermo em um hospital, deparam-se com o irmão de um deles, sujo, embreagado, morando na rua . Em fração de segundos mutuamente decidem resgatar o irmão caído, que por fatalidades da vida foram separados, conversaram, exporam a proposta, testemunharam suas vidas e o rapaz decide segui-los até o Sítio em busca de uma vida nova. Então foi aí que entendi como finalizaria todo este momento de interrogações: finalizaria juntamente com a semana da família.

sábado, 14 de agosto de 2010

Maria.

             No dia 13 de maio de 1917, em Portugal, a virgem apareceu aos pastorinhos identificando como a Senhora do Rosário, em 1717 em Guaratinguetá - SP pescadoresm  lançam suas redes para dar início a santa devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Em Lourdes na França, em 1858. Em 1531  no México  aparece  a um pobre índio identificando-se como a Mãe do verdadeiro Deus, em 1830 para uma noviça na França derramando suas graças. Durante cinco anos um monge se lança por uma Montanha chamada Penha de França na Espanha até achar uma imagem que se revelada por um sonho. Nascida no ano 15 A.C. anunciada por um anjo, casada com José, Mãe de Jesus, escolhida por Deus para ir com seu filho até lá na Cruz, intercessora nossa salve. rogando sempre por nós, por esse Sítio, seus acolhidos, seus diretores, seus colaboradores,  seus visitantes que sempre chegam e logo na entrada são acolhidos pelos braços de Nossa Senhora. Amém!!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Solidão dos pecados.

           Algo que muitas pessoas devem se preocupar na vivência do Sítio é a solidão. Sabemos que mesmo vivendo em familia, comunidade ou sociedade, rodeados de pessoas podemos sim estar solitários. Os erros que são os nossos pecados justamente o que nos separa de Deus, podem nos levar a grandes formulações em nossa confusa cabeça humana e como consequência bloqueios, depressões, fugas e entre tantos quesitos que nos levam a loucura. Se pararmos e pensarmos temos este individualismo por natureza, pois nascemos, vivemos e morreremos instintamente, sendo grande facilitador desta vida sem regras capaz de conter estes instintos movido por vícios e pecados. Falta de esperança, baixa estima e entre tantos outros fatores levam as pessoas a uma desconexão do mundo ao seu redor, se colocando em uma sub-linguagem de um atrofiamento social. O Sítio traz a prposta contrária da solidão, traz a proposta da esperança, da reclusão voluntária, da busca de uma privacidade para  o acerto, para que o erro dos vícios e pecados do passado fiquem para traz, fazendo como Jesus que vai quarenta dias ao deserto e em momento algum esteve solitário, pois estava com Deus. Nós do Sítio estamos em uma infinita busca dos Cristãos, que estão fora da Igreja  com a proposta viva de viver um profundo estado de Solitude com Deus e não uma solitária fuga pessoal de uma casa de recuperação. Amém!!!!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Éfata.

              A palavra éfata significa : Abre-te. No Evangelho de S. Marcos é narrado o milagre do homem que não ouvia e falava com dificuldade. Jesus disse aos céus efata, e quantos de nós passamos escutar e sentir sua voz, pois nos abrimos, quantos de nós começamos a falar de Jesus professando nossa fé. Testemunho isso quando começei a abrir minha vida a Cristo, e ele disse éfeta a mim, que digo a tantos outros que ouvem a voz de Jesus dizendo abra-te. Abre um Sítio que abre as portas para aquele que ouve o que nunca ouviu e começa a esperimentar esta proposta de vida vinda de uma palavra. Palavras que na simplicidade de uma acolhida de um Sítio é o consolo por tantos anos de surdez. Abra-te para contagiar e ser contagiado pelo amor de Cristo: Como assim? Relatarei historias muito próximas de nossas vivências. Beto saiu do Sítio com nove meses de acolhimento, abriu-se ao amor de Cristo, lá no Sítio se preparou fez a primeira comunhão, largou seus vícios, e hoje mora e trabalha com mais três amigos que também ficaram no Sítio, vivem como viviam no Sítio, rezando e trabalhando, só que um deles desde o dia em que saiu do sítio esta recaído, porém em momento algum os outros três deixaram de acolher e lutar para que o amigo pare de beber. Tomam conta dele, se preocupam, isto é o que Jesus propõe quando diz abra-te. Em uma Missa na Sagrado, faláva-mos sobre a dificuldade do Asilo em relação as fraldas geriátricas, pedimos apenas que as pessoas levassem  as fraldas até a comunidade ou até o Asilo, mas Jesus disse naquele momento abra-te!! e lá no Sítio hoje na Missa um visitante que estava também na missa da Sagrado, fez o mesmo pedido na Com. N.S. das Graças que já se abriu a causa. Então lavemos bastante nossas orelhas e ouvidos para quando Jesus disser éfata, estejamos atentos e vigilantes para receber a graça da cura do Senhor através de nossas aberturas a Deus. Assim Seja!!

sábado, 7 de agosto de 2010

Vidas de oblação.


            Cristo sacia a nossa sede. Entregar minha vida a Deus nesta 24 horas, poderia já ser um basta, mas também entregar todos aqueles que buscam a sobriedade, seja agora ou eterna. Confiar é uma das palavras para formar a fé, oferecer a Deus é buscar a unidade, viver a entrega por apenas hoje é o que basta, sem sofrer por antecedência e criar fantasmas para o amanhã, pois poderia abalar a sobriedade. A sobriedade não existe sem um oferecimento a Deus.  Como ser equilibrado sem confiança e entrega!!!Rezem por nossos acolhidos, para que eles entendam com mais clareza esses passos , e façam de sua vida uma oblação.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

SEGUNDA DIA 09 AS 19:OO MISSA NO SÍTIO.

           Nesta segunda Pe. Quinha estará nos visitando para celebrar a Santa Missa do Recuperandos, e juntos estaremos recebendo os oficinistas da Oficina de Oração e Vida, recebendo a benção para a nova temporada da TOV entre nós. Estamos esperando por vocês!!!

Salmo de resposta . Sl. 67

           -  Dos órfãos ele é pai, e das viúvas protetor: é assim nosso Deus em sua santa habitação. É o Senhor quem dá abrigo, dá um lar aos deserdados, quem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura.
           -  Derramaste lá do alto uma chuva generosa, e vossa terra, vossa herança, já cansada renovaste; e ali vosso rebanho encontrou sua morada; com carinho preparaste uma mesa para o pobre.
           Este é o salmo da liturgia do dia 29 de agosto , Domingo de Visitas e da celebração da Santa Missa da Família, aqui no Sítio Bom Pastor. Desde já convido a todos e todas a se prepararem e agendarem  para nos dar a honra de sua visita, a casa é simples ou talvez diriamos é de pobre mas é limpinha, quem nos conhece entenderá a providencia deste salmo no dia da Missa do Sítio, e quem chegar pela primeira vez também. Assim é o Sítio cheio de história para contar, historias que buscam um final feliz, ou somente suas respostas. Amém!!!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Busca diária!.

             Enquanto por aí pessoas e mais pessoas se preocupam com o poder vindo de todos os lados de um mundo competitivo, onde espelha-se até dentro das comunidades Cristãs, com títulos massagiantes de egos, paramos e observamos como não somos nada, nunca vi um sepultamento com dois caixões sendo um do corpo e outro da mudança!! nem muito menos para carregar títulos e até a língua que popurlamente as pessoas brincam, também não vão em outro compartimento funerário, insubstituíveis no cimitério esta cheio, é o que diz Irmão Geraldo. O sítio nos leva a um amudercimento de tal forma que as coisas que não são relacionada a vida, começa se tornar pequenas, aí sim entramos em uma insubstituível luta pela vida, um momento em que se o acolhido ficar um dia no Sítio e recair, pelo menos um dia ele ficou limpo, o objetivo passa a ser o dia de hoje e nada mais, e por isso agradecemos todos os dias do alimento porque hoje tivemos ele em nossa frente, em nossa mesa da maneira em que Deus nos enviou nos concedendo esta graça. por vezes chego a pensar que devemos ir mais além, devemos ir até o irmão que esta lá na rua, mesmo que estatísticamente seja inútil, pois mais importante que títulos que enobrecem  os desincorajados é a coragem de Cristo habitada em nós  conduzida pelo Espírito Santo, para que ao resgatar uma vida física, consigamos resgatar alguém que busca a vida eterna. Amém!!!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O anjo anunciou a Maria.

           Imaginen-se no lugar de Maria, agora agir como Maria já é outra história. Maria sem pedir nenhum tempo deu o seu sim para mudar toda uma humanidade, logo depois já parte para casa de sua prima Isabel, mesmo distante após o seu sim ela já começa a servir indo ajudar a prima de idade avançada. Se o acolhido do Sítio viver esta receita já esta fechado o ciclo de um novo homem. Primeiro dizendo sim ao Senhor e logo em seguida coloca-se ao serviço, por isso que rezamos os terços no Sítio, para que nossa evangelização seja enriquecida com as graças de Maria, mãe da esperança. Por isso que abrimos as portas para todos movimentos e frentes pastorais de nossa Igreja,  para que o acolhido entenda como e onde servir o outro e a si mesmo. O anjo nos anuncia diariamente como fez a Maria, basta saber se estamos ainda pensando em dizer sim. Assim Seja!!!!

domingo, 1 de agosto de 2010

A Folha.

              Somos como uma folha seca caída no chão, diz a canção de um dos cds da Fazenda Esperança, este cds são produzidos por dependentes que estão acolhidos ou já passaram pela Obra. Vale a pena  conhecer os Projetos da Fazenda Esperança, eles começaram pequenos como nós e hoje já se espalharam pelo Mundo, existe o site: www.fazendaesperança, é muito interessante. Deus nos conduz a caminhos nunca vistos, esse é o grande lance da caminhada, tua entrega, obediencia, perseverança, para lutar contra toda uma sociedade para que uma pessoa caída no chão,  não seja apenas como uma folha seca, que esta folha através de um milagre volte a ser um sinal de esperança e de vida. Outras comparações mais ásperas poderiam ser colocadas quando vemos uma pessoa caída, mas comparemos a uma folha, a folha seca e desidratada pode voltar através do milagre a ser verde, a cor da esperança, basta tu ver o que anda carregando no embornau e doar, servir ao exemplo de Maria, repartir com o gesto, a presença e principalmente crer, jamais podemos substimar uma pessoa, quem sabe é Jesus, qual folha será escolhida para que não vá embora seguindo a ventania. Mas prestemos atenção, pois as graças são derramadas em nossas vidas a cada momento, não achem apenas que estar caído como a folha é estar embreagado ou drogado, ou morando na rua. Na porta das Igrejas costumam ter árvores, e muitas vezes folhas caem no chão. Assim Seja!!