Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de julho de 2010

O Remo.

         Nesta vida , nesta vida cada qual, tem um barco em que navega. (Noel Rosa e Ari Barroso). A mão é a força que toca o remo, que impulsiona a embarcação. Este instrumento tão antigo quanto a navegação é o que Jesus nos dá para que nossa vida seja impulsionada.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

A MÃO.

       Um dia Maria com seus dedos escolheu uma casa,
uma simples casinha, que poderia ao menos  salvar uma vida.
Para renovar  os corações , estendendo a mão.
Mão para repartir o pão e dar paz ao seu irmão.
Depois Jesus consagrou, com suas mãos abençoou os pedidos
de sua Mãezinha.
O amor contagiou, ovelhas resgatou e novo rebanho se formou,
assim é o Bom Pastor com sua mãos que recompõe.
Enfrentemos os desafios com o perdão, e ver na vida como é grande seu valor!! Todo ano o Sítio faz um encontrão e convida todos que passaram por aqui estando ou não na sobriedade. Este evento foi chamado de Vaso Novo, estas peças foram feitas no ano passado durante a dinâmica do evento onde com as mãos todos moldaram a argila e sentiram como funciona as mãos de Deus em nossas vidas. Amém!!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Frase Maconha

          O difícil não é lutar por aquilo que se mais quer, e sim desistir daquilo que mais se ama. Eu desisti, mas não por medo de lutar e sim por não ter mais condições de sofrer. (Bob Marley) . Esta frase do maconheiro mais famoso do mundo, fica hoje para refletirmos de que poderemos desistir para não mais sofrer. No Sítio em nossa pequena caminhada tivemos grandes pessoas que desistiram de amar seus vícios por não terem  mais condições de sofrer e aprenderam a amar a Cristo e a si mesmo não desistindo, não tendo medo de lutar. Não ha vitória sem luta, Deus nos dá o remo! Amém!!!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Profundo.

              Quando esqueci do seu olhar, me perdi, feri e sofri. Abandonaste os seus indo junto a mim, me livraste do perigo resgataste para ti Senhor, pois tu é Meu Bom Pastor e nada me faltará. Noventa e nove estavam lá e tu vieste me chamar e ao ouvir a sua voz respondi estou aqui Senhor, pois tu és Meu Bom Pastor e nada me faltará. Se o profundo é o intenso és assim que nos ama, se o profundo é o mistério és assim que nos ama, sua intensa sabedoria nos livra e nos dá o que necessitamos, pois tu és o Meu Bom Pastor e nada me faltará. Assim que nossos acolhidos deveriam pensar antes de dar um passo para as profundezas da recaída, o abismo e logo ali, o fundo e tão profundo do poço, ou seria ir pro fundo do poço. Queria dar uma nova denominação a esta linguagem tão defasada : Fundo do poço!!! Por que não superfície do poço? Literalmente boiando? e porque falarmos no fundo da fossa? O poço é um reservatório de água potável, e lá no fundo é a nascente de água  cristalina, lá no fundo é onde esta a água mais límpida , então lá nas profundezas esta a nascente de uma água viva. A pior parte desta história não está no primeiro gole, mas sim quando olha o fundo do copo. Por isso vamos concluir que no fundo no fundo existe dois fundos: o nosso fundamento ou afundamento humano e as intensas e imensas profundezas do amor de Deus! Amém, por nós todos!!!!

domingo, 25 de julho de 2010

Sinais!

            Podemos dizer que de todos os significados achados a esta palavra, creio que os sinais de Deus são marcas, lá no Sítio os bois deixam seus sinais pelos seus rastros, ao acender o fogão de lenha o sinal do fogo sobe com a fumaça, a cruz na parede é o sinal de Cristo entre nós.  As marcas da vida desregrada são os sinais da liberdade de escolha deixada por Cristo entre segui-lo ou não. No Sítio aqueles que buscam entendimento na palavra tudo a sua volta será um sinal de Deus, ao abrir os olhos e ouvir pássaros a cantar e o sol chegando bem devagar, o barulho das águas e dos animais e ao anoitecer um céu cheio de estrelas como um dia foram as guias de reis indo ao Menino Jesus, o luar com  a infinita paz de Cristo que nos contagia e tantos outros sinais que confirmam as respostas de nossas vidas. Muitas vezes como na canção: Tu vens eu já escuto seus sinais. é assim mesmo as marcas de um trabalho de arte chamado vida, onde a sensibilidade da liberdade que Deus nos leva a  admitir como o grande autor desta fé impalpável aos olhos humanos e tão vital como os sinais de um pulso.  Que  Cristo seja o pulsar de nossas vidas ! Amém!!

sábado, 24 de julho de 2010

Ser Humano.

       Se falarmos como uma espécie, uma criação de Deus, digamos que o ser humano pode se dividir em criaturas de Deus e filhos de Deus, as criaturas são humanas, os filhos humanitários. O ser não pode ser colocado como um verbo exclamado em várias linguas, o ser tem que ser humano. Dizem até que Deus é um ser superior, o ser é a vida de um verbo, Deus se faz pequeno entre nós, fraco e frágil na pessoa de Jesus não em uma denominação superior pois era Rei e nada tinha além de uma cruz, fez pobres entre os pobres, sempre sábio nunca superior, um  Deus que mostrou a imagem e semelhança apenas mostrando sua diferença por ser divino e sagrado, incompreendido e cruscificado pelas tendências humanas. Ser humano não pode se restringir as cadeias de DNA e sim nas cadeias do SER. Ontém fui ao asilo, tenho um amigo que coordena um, lá vi o que ele  vive, amor e caridade são como feijão com arroz nesta receita, o amparo nunca preencherá o ser de cada asilado, por mais que se esforce e humanitáriamente sejamos o vazio que a sensação de risco de morte deixa no ar só o amor de Jesus pode preencher o ser de cada humano para viver a paz em busca da plenitude de uma vida eterna. Visitem um asilo, pode ser uma grande forma de fazer um balanço de como anda o seu Ser, e que o Espírito Santo inunda o nosso ser!!! Amém

sexta-feira, 23 de julho de 2010

O Toque!

         Sentado a beira do caminho o dependente fica a espera de uma carona, umas para o buteco para tomar umas e outras, outras para a boca para uso da droga, são seus centros de convivência criados pela sociedade e seus ritos cada qual com suas tribos licitas ou ilicitas. Mas há outros desvios ainda piores no caminho, criminalidade ou desilusão, calçadas e estradas, marquises, pontes, penitenciarias e funerárias. E tu pensa que esta sozinho? Nada disso, seu amigo diabo bate altos papos te dando altos toques até te levar com os seus próprios braços e pernas para a destruição, só no papo! Aí diz que acredita em Deus, isso até o diabo sabe pois ele também acredita e sabe muito bem que Deus existe. Mas há um porém nesta história, vigie e veja se andas dando trela  batendo papo com o capeta, e veja que há caminhos  não para  aqueles que acreditam em Jesus, mas sim que crê em Jesus. Caminho sim, sozinho não!! Jesus esta contigo, Maria do teu lado e um leque de opções para saber pra que conhecer Jesus. Para chegar a conversão, seguindo seu apostolado, sem parar a beira nem ao menos olhar para traz, atento para não dar a bobeira de conversar com quem não deve. Por isso que o Sítio esta aí, pois as vezes é preciso pegar o caminho da roça!!! Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Gritos e Afagos.

            Histórias nunca envelhecem, estão sempre vivas e novas. No Sítio novos e velhos personagens de histórias reais de recaídas e vitórias , vencedores e vencidos em busca de um abraço, um carinho de  Jesus, infelizmente somos humanos demais para entender por mais que vivemos estas fantásticas e mesmo que frustadas experiências com Deus sempre em busca de um afago verdadeiro que encontramos em Cristo, digo verdadeiro pois não um afago ao ego , mas o abraço de um Pai cheio de Misericórdia. No Salmo 137: ¨Naquele dia em que gritei, vós me escutaste ó Senhor! Histórias fazem parte de um Sítio movido por histórias como a minha que no dia em que gritei, o Senhor me escutou, hoje se estou aqui é por que vós me escutaste ó Senhor, seu braço em meu auxilio me salvando a cada dia, sei que não deixarás esta obra inacabada, pois esta obra é de suas mãos, pois no dia em que gritei, vós me escutaste ó Senhor! Jesus precisa de quem dê um pouco de que possui para seus milagres acontecerem, seu coração , sua vida ou até o seu grito, Jesus deixa que a história conta-se por si mesma e por isso que gritei, e Jesus me escutou, talvez até por um sussurro ao pé do ouvido pedido por Maria  que nunca me abandonou até mesmo naquele dia em que gritei!! Amém!!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Dois ou três!!

       Onde dois ou três ou mais estiverem reunidos em nome de Jesus, ele estará no meio de nós. Foi dito pelo próprio Jesus. No Sítio sete vezes ao dia acontece este momento de unidade proposto por Cristo, sem contar com os dias de Missa em que todos nós repetimos: Ele está no meio de nós. Então, por que temer, ou achar que não vai dar certo, Deus sabe o que faz. Quando o Sítio não consegue atingir a totalidade da missão na vida de um acolhido, o Sítio torna-se apenas um mediador, um pequeno passo para uma grande caminhada ou não. Em fim, manda quem pode e obedece quem tem juízo! Deus manda, nós obedecemos! E continuaremos unidos e reunidos em nome de um Deus que é Pai , Filho e Espírito Santo. Amém!!

domingo, 18 de julho de 2010

Rotina.

       Esse é o objetivo do Sítio, mostrar uma nova maneira muito mais manera de viver. Aquela escolha de vida monótona e cinzenta que o vício oferece, não é vida!! Mudar de vida, não é mudar de mulher, cidade, emprego ou religião, mas sim deixar que Jesus faça parte de sua vida, mudanças extraordinárias aconteceram, em alguns momentos nos deixando de bobeira, quem abre o coração e coloca Cristo no seu dia a dia, durante a semana perceberá quanto foi mais fácil  o desenrolar dos problemas e principalmente da sua própria vida. O sítio oferece ao seu acolhido uma rotina de oração e obrigações para exercitar  a organização, fisica, mental e espiritual para que este novo homem encontre o equilíbrio para planejar o seu novo dia como esta no Evangelho: Um pouco Marta e um pouco Maria. Nós sempre temos esses dias, por isso temos que estar sóbrios, uma rotina orando e agindo, com o compromisso  verdadeiro com Jesus Cristo.! Amém!!

sábado, 17 de julho de 2010

      O ato de confiar é algo  que nos traz a positividade, segurança adquirida através do tempo de experimentação de nós com Deus, é aquela segurança maternal que Maria nos traz, por isso até a chamamos de Nossa  Senhora.  Dizemos  que o Senhor é meu Pastor e nada me faltará! isso o Sítio vive na pratica essa vivência de confiança, não olhar para os problemas e saber que esta nas mãos de Deus. Jesus nos convida a criar laços de amor e amizade, só se pode amar e entregar-se a uma amizade com confiança, no Sítio ao chegar o acolhido tem que confiar se não pode ficar aonde estava pois pelo menos não se expôe ao fracasso tão humano que Jesus teve que enfrenta-lo mesmo sendo filho de Deus, a confiança é contagiante, quem confia em Jesus também confia em Maria e essa confiança que podemos dizer ser uma escolha, não segue nenhum fundamento da lógica e sim da fé, um extremo ato de confiar até nos momentos em que se diz: Deus nos acuda! E ele acode, e que bom que algumas vezes nos escolhe  como veículo de oportunidade de conhecer um novo caminho. Amém!!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Jesus é a maior onda!!

         Carta de S. Paulo aos Romanos, 12. 06-09. Mas como possuímos dons diferentes, consoante a graça que nos foi concedida, se é o dom da prefecia, seja usado em proporção com a fé. Se é o de serviço que seja em servir. Que, tem o dom do ensino que o empregue a ensinar; quem tem o da exortação, que o empregue a exortar; aquele que reparte, faça-o desenteressadamente; aquele que preside faça-o com zelo,aquele que exerce misericórdia, faça-o com alegria. Que vossa caridade seja sincera, aborrecendo o mal e aderindo o bem. Amai-vos uns aos outros com amor fraternal.  (21) Não  te deixes vencer pelo mal; vence antes o mal com o bem.  Saulo cai do cavalo, fica cego é curado e convertido. Entrega sua vida ao serviço em nome de Cristo. Profetizou a palavra de Jesus, isso é professar a fé. O Sítio é uma ótima oportunidade para todos que caem do cavalo, todos que estão cegos, buscam cura, conversão, arrependidos professando a fé com o próprio testemunho de vida, obs: O Sítio é uma obra de Deus para  todos nós dependentes químicos ou não, pois somos todos dependentes, e Jesus é o equilibrio. Veja seus dons, use-os para o bem , e veja que a onda é Jesus na mente e Cristo na veia. Ja é!!! Amém!!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

O passaredo alegre ouço a cantar!

        Então minha alma canta a ti Senhor: Quão grande és tu! Quão grande és tu. Essa canção tão antiga da época do LP chamou atenção durante semana passada e precisávamos de um conhecedor de  sua melodia. Sr. Manoel da Com. Sagrado prontamente nos socorreu. Esta foto de hoje, é um retrato dos versos desta canção, a relação dos acolhidos do Sítio e a Criação de Deus, o contato com a natureza, com o silêncio, com o barulho da água, o por do sol, o raiar do dia e tantas coisas simples que o mundo moderno tem nos privado de perceber com as correrias do dia a dia, semana após semana e nos vícios que nos cegam para os pequenos detalhes que precisamos através de uma foto, verso ou melodia nos tocar para  perceber que era Deus que esta nos tocando.
Amém!!!.

Quão grande és tu.

   Senhor meu Deus, quando eu maravilhado fico a pensar nas obras em suas mãos...

segunda-feira, 12 de julho de 2010

é lâmpada para os meus pés!

     No Sítio o mais difícil não é fazer alguém parar de beber ou de usar drogas, mas sim entender o propósito de vida seguindo a palavra de Deus. Nas narrações dos Santos Evangelhos vivemos a memória da vida de Jesus, seus ensinamentos e parábolas que  abre os nossos corações. Por isso chamamos Associação de Acolhida e Evangelização, com o objetivo de formar seguidores de Jesus, para que com sua caminhada cheguem a sua verdadeira conversão. Sabemos que o processo esta nas mãos de Deus e nas próprias mãos do acolhido.Por isso semeamos e cuidamos por algum tempo. Depois o acolhido caminha com suas próprias pernas e aqueles que andam com Cristo acham as lâmpadas para os seus pés e luz para os seus caminhos! Amém!!

domingo, 11 de julho de 2010

Tua palavra.....

       Entre um dia e outro o Sítio esta sempre com seu incansável serviço associado as ações de nossa Igreja que Deus nos pede a fazer. Durante a semana  Gessi e Josi de um lado levando a palavra de Deus através da Pastoral da Sobriedade, do outro eu e Aline levando nossa música e sempre  levando uma relação direta de participação do Sítio Bom Pastor. Essa relação de gratuidade é o mais sincero agradecimento a Deus pelas obras que meteoricamente acontecem  na Associação de Acolhida e Evangelização Bom Pastor. Jesus nos agracia nos dando sempre o que precisamos e nunca nos faltou, pelo contrário sempre nos oferta com sua misericórdia. Do alimento até o altar, o som, a materia prima para as obras e muito mais do que isso, pessoas. Desde os que estão machucados pelo o mundo aos bons samaritanos, essa ação contagiante que move uma obra há dois anos são graças a todos aqueles que como hoje no evangelho ajudam a curar feridas, e precisam de que suas feridas sejam curadas ! É muito bonito  ver as obras de Deus acontecendo nas vidas das pessoas e em nossas vidas.  Isso que nos alimenta e motiva sem nos cansar. Nos vícios das drogas e do álcool só se perde, no vício do jogo as vezes se ganha e entregando nossas vidas as obras de Deus estamos sempre ganhando, pode acreditar, todos os dias ganhamos alguma coisa, um sorriso, um bom dia ,um olhar pedinte a espera de algo, uma resposta par nos livra de algum tipo de agonia que nos aflige, sempre embasado na palavra.  Louvado seja nosso Senhor Jesus, o Bom Pastor, o Bom Samaritano.!Amém!!

A ilha!

      A  é ilha popularmente definida como um pedaço de terra cercado de água por todos os lados . Por vezes vejo a dependência química com uma imensa ilha e  o dependente como o náufrago que ali  habita. Cercado por todos os lados de tudo que o leva a destruição, inclusive a pernanência na ilha.  Se for no oceano. tempestades e tubarões o esperam , as fluviais lá estão cercadas de jacarés, e qual seria a saída.? Lembrar de Pedro, buscar a coragem e partir para Jesus, nem que seja sobre as águas em busca de uma sonífera ilha!! O bom seria mesmo uma ilha de edição, para editar melhores passos para uma nova ilha, a vida.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

De graça recebestes, de graça deveis dar.

        Não leveis ouro nem prata nem dinheiro em vossos cintos; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão. Hoje este Evangelho narrado por S. Mateus lá no capítulo 10 mostra a caminhada do Sítio, o chamado a segui-lo que por consequência uma caminhada de individualidades, cada acolhido vendo e vivendo sua forma de viver a experiência com Jesus em seu tempo de Acolhida com Cristo, despojando de si, aprendendo de graça, a viver a graça para de graça doar  sem nada querer, pois sua graça nos basta. Hoje também agradeço a Jesus por tanta paciência que tem conosco mesmo sabendo de nossas fraquezas. Enquanto tentamos ou até mesmo estamos decidindo se vamos ou não sacudir nossas poeiras, Cristo pacientemente nos espera! Amém!! ( Na  foto acima, Os acolhidos e o Grupo da Ofic. de Oração e Vida.)

terça-feira, 6 de julho de 2010

Amigos.

      O Sítio é um grande formador de amizades, Pitágoras relaciona a amizade a igualdade. Talvez digamos que a amizade é a soma  e por tantas vezes nelas que dividimos. Sinônimo de lealdade e compreensão nessa relação muito nos coloca em momentos que precisamos admitir, perdoar e pedir perdão. Seria o cão o melhor amigo do homem? e olha que essa relação entre espécies e mais antiga que o próprio Cristo que nos dizia : Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão. Opa!! a amizade aí. No Sítio a acolhida de nossos acolhidos passa a energia contagiante do amor de Deus que forma grandes laços de amizade seja entre os acolhidos e visitantes, movimentos, pastorais, Sacerdotes, Ministros criando um vínculo que se perde como tantas outras manifestações dos mistérios de Deus. Então esta combinado: Amigos para sempre!! Amém!!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Orai!!

   Orai e Vigiai, é um dos passos da Pastoral da Sobriedade, apesar de hoje refletirmos sobre o passo Renascer agora a pouco lá no Sítio, o vigiai pasou o dia inteiro em minha mente. o Evangelho de São Mateus nos chama atenção para a vigilância a todo momento. Vigiar é estar atento as tentações que pela liberdade dada por Cristo a nós de segui-lo ou não .Na verdade o Espírito esta pronto mas a carne é fraca! Bela desculpa para uma recaída. mas também vigiai, porque não sabeis o dia e a hora que há de vir o Senhor, como também pedimos no Pai Nosso para que não deixeis cair em tentação nos livrando do mal. Por vezes não orando a escolha pode nos destruir, por isso a oração é a maior forma de vigiar pois nos fortalece. Se correr o bicho pega, se rezar o bicho corre! O pior é que nos humanos somos frágeis o suficiente para vacilar, e num vacilo covardemente quem esta lá nos vigiando esperando uma brecha !! Reze uma Ave-Maria, rogue a Mãe  e que ele bata com a cara na ROCHA!!  Amém!!!

domingo, 4 de julho de 2010

Seis Meses, apenas um passo.

    Paulo o apóstolo, segundo estimativas percorreu pelo mundo cerca de 20.000 km anunciando o evangelho. Pedro por sua vez afundou, porém antes andou sobre as águas indo a Jesus. Caminhos, sempre o tema para grandes reflexões, grandes frases de grandes pensadores e poetas, caminhos que hoje o Sr. Jorge Sebastião da cidade de Paraíba do Sul, estará dando mais um passo em sua vida.  Sr.Jorge acabou de completar seu ciclo de Evangelização e esta de volta em seu lar, parabéns pela coragem que teve de ir a Jesus como Pedro e de hoje em diante ser um anunciador do evangelho como Paulo através de seu humilde testemunho de conversão. Porque estes homens foram tão corajosos? Por Cristo, com Cristo em Cristo. Amém!!!

sábado, 3 de julho de 2010

Sem Publicidade!

     Em nossas andanças peregrinando de comunidade em comunidade observando histórias e caminhadas em vários lugares da cidade e de outras cidades, vejo cada vez mais o que muitos já falaram sobre o Sítio, que ali
realmente é uma Obra de Deus. Todas as vezes que tentaram nos aproximar de algum benefício político prontamente nego, quando nos ofereceram um projeto para receber benefícios federais e quantas vezes insistem em benfeitorias de mais requinte com padrões do tipo colonial como em grandes casas de recuperação católicas e sempre eu nego. Afinal de contas para Deus tudo tem que ser bonito, sim. Mas aos olhos de Deus nos basta a simplicidade. Deus se fez menor na pessoa de Cristo, viveu simples como os simples, pobre como os pobres. Essa minoridade que faz do Sítio um lugar tão encantador. este receber, a doação, generosidade, o serviço sem recompensa, o abandono, a transformação, a busca da força de Deus. Um amigo Sacerdote, sempre que nos visita fala sobre a ação de Deus sobre o Sítio e quando não fala ele reflete pelo que vê. Em uma visita de outro Sacerdote que saiu lá do outro ladro do mundo, surge a mesma frase em seu português ainda arrastado: Aqui realmente é uma Obra de Deus!! E o que queremos é apenas ser menores, nunca fizemos bingo, campanhas, e graças o nosso Bom Pastor nada nos faltou, raramente pedimos , em sua grande maioria as ajudas caem do céu com as luzes de Nossa Senhora das Graças, que nos agracia todos os dias. E o que queremos é apenas ser menores, nossas obras acontecem com humildade  e os nossos visitantes acham tudo muito bonito. E o que queremos ser ainda menores para poder dizer a Cristo: DENTRO DE VOSSAS CHAGAS, ESCONDEI-ME!! Que Jesus tenha Misericórdia e nos derrame este teouro da espiritualidade chamado Minoridade!! Amém!!! 

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Aniversário do Zequinha!!

       Jose Carlos Medeiros Nunes, filho de Seu Zeca, é o Zequinha, que após sua ida até o Maracanã, não para ver o seu Fluminense , mas para ver João Paulo II que por lá despertaria o desejo de seu Sacerdócio. Admirado por onde passa por sua simplicidade e amor a Jesus e a Virgem Maria, o Padre que receita uma Ave Maria para todos os problemas, completou ontém mais um abençoado ano em sua vida, grande incentivador do Sítio Bom Pastor, criador da Oficina de Jesus, conhecido por todo país por esta motivadora vocação pelos irmãos de rua e pelos dependentes químicos aqui vai o nosso parabéns ao grande amigo Padre Quinha!! Nós do Sítio desejamos a Paz de Cristo! Amém!! OBS: Ele fez o aniversário e nós que ganhamos o presente. Como assim? Ao chegarmos no Educandário de Itaipava onde seria celebrada a Missa em Ação de Graças, chegou até nós Erli, ex-acolhido da casa, recaído, morando debaixo do viaduto, sujo e com fome, aí eu ja disse que não tem jeito: ou joga na moto ou deixa na calçada!!!Só que desta vez não foi de moto foi de Fox!!Trouxemos pro Sítio!!