Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Visitas.

       Boas visitas recebemos nos últimos domingos, no dia 20 recebemos  Frei Rodrigo da OFM de Petrópolis  celebrando conosco pela manhã. No domingo dia 27 recebemos Pe. Lecheq, Missionário do Verbo Divino, polonês já ha cinco anos no Brasil, residente em Nossa Paróquia de São Sebastião que celebrou a nossa Santa Missa para as famílias no dia de visita. Domingo próximo estaremos recebendo outro Frei que ainda não conhecemos para celebrar as 15.00 horas. Desde já convidamos a todos. Amém!!!

terça-feira, 29 de junho de 2010

TEMPERANÇA PARA A ITINERÂNCIA!

      Ser Sóbrio é viver a temperança,  aqui no Sítio  uma das grandes preocupações é mostrar a diferença entre Sobriedade e abstinência, ficar seis meses ou cem anos sem beber ou usar drogas não significa estar no equilíbrio da Sobriedade. Por isso associamos ao Caminho de Deus como o itinerário dessa grande jornada que se faz andar mudando conceitos para mudar a maneira de ver as coisas, abandono a simplicidade descomplicando a vida para se fazer a vida, afastar-se do egoismo, buscar ser compreendido e admirado sem achar que acabara de ganhar o óscar, livrando-se de uma anemia espiritual , do silêncio em que um vencido chega pelas portas animadoras de nossa Igreja. E no final, é começar tudo de novo!!Voltando ao mesmo portão, abrindo a mesma tramela e seguindo o Itinerário!!!! Amém!!!!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Deixa Deus agir!!!

     Há momentos na vida que precisamos de tomar atitudes sérias que terão consequências até a eternidade, essa é a busca de uma simples casa  de acolhida. Refletir os Dez Mandamentos, entender o Pai Nosso admitindo o compromisso verdadeiro. O compromisso com Deus não brincadeira  e muito menos fogo de palha, é sério. Nossas limitações humanas muitas das vezes nos prende  a determinadas coisas que não conseguimos nos entregar a  fidelidade mínima com Deus. Jesus chamou o Jovem Rico a segui-lo, mas era preciso despregar-se  de tudo. As riquezas materiais causam sensações humanamente boas, a dependência química  também , só que ambas até um momento. Uma vida de hipocrisia!!! Mesmo sofrendo muitas das vezes o dependente coloca açucar no seu próprio veneno, em cima do muro não se entrega ao lado da vida que é única, criada por um Deus único e verdadeiro. Hoje  lendo um blog Franciscano, achei um pequeno texto que pode nos confortar de nossas angústia e hipocrisias aliviando nosso sofrimento: ( Deixar Deus agir e nada fazer contra a existência, aceitar todo o seu mistério com amor e piedade, com paciência e respeito tal qual ele nos oferece.) Fácil? Não. Impossível!! também não.! Deixa Deus agir. Amém!!

sábado, 26 de junho de 2010

Um dia D!

     É gente, o diabo é mais feio do que pintam. Hoje dia Mundial de combate as Drogas, precisava me enterar para ter um maior embasamento do que digitaria neste dia de protesto. Ao ler tanto tipos de drogas confesso que só de ler acho que estou doidão. Estudos dizem que há relatos de consumo de drogas em uso cultural a mais de 5 mil anos. Olha aonde nos enfiamos!!! Quem nasceu primeiro o drogado ou o traficante, nas cavernas ja rolava paradinhas. Destas histórias todas em que um primata ou nativo curioso, por acaso ou não descobriu esses efeitos  psicoativos que se espalharam pelo mundo e hoje uma das epidemias que destrói a humanidade  chamada  Dependência Química. Falo em nome da humanidade pois famílas que por instinto são nossas primeiras comunidades, uma instituição tão antiga quanto as drogas estão sendo destruidas por fatores sociais e muitos outros relacionados ao mesmo, por causa de imúmeras substâncias lícitas e ilícitas que deixam a culpa para o tabaco, a cachaça e o crack. Eles matam mesmo!! Mas a tantas por traz disso, tantas doenças do mundo moderno, do mundo da globalização e da logística, onde seres humanos se escravizam de alguma forma em alguma substância. Complicado até de explicar a vivência do Sítio para vocês, mas digo que convivemos com pessoas que lutam contra esses rugidos do mundo, e só Jesus é o braço que pode salvar, do contrário o instinto ruge e que deixe a vida me levar e o pior que a vida leva eu!
Pra onde ? Calçada, cadeia, instituição ou morte!!Que o senhor tenha Misericórdia de nós, para podermos continuarmos confiando em vós!! Amém

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Sem olhar para traz.

    Jesus nos falará neste domingo em seu evangelho: Quem põe a mão no arado e olha para trás não esta apto para o Reino dos Céus. (Lc 9.62) . Este é o grande dilema do dependente químico: não olhar para traz. O passado deixa suas cicatrizes, impossível nega-las, o que ja passou se tem jeito de corrigir ou não tem jeito,  só Deus tem jeito para tudo. O exilio da solidão é o momento de uma nova partida sem olhar para traz, sem fantasma, completamente em alto mar, novo rumo , novo foco , nova vida. Fácil !Não. Difícil, também não. Quebre seus retrovisores e acreditem!!Amém.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

A GOTA.

   Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar, mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota. ( Madre Tereza de Calcutá). A  pequena gota  alimenta grandes plantações através das irrigações por gotejamento, a pequena gota também era o que faltava para algo transbordar, gotas homeopáticas que curam, gotas que os poetas realcionam como pequenos grãos de areia ou um grão de trigo. Uma  Ave-Maria em uma pequena gota de um rosário. O sítio onde se vê tanta água derramando para todos os lados, faz  seus trabalhos de evangelização de gota em gota contra os goles, matando a sede de gota em gota. Uma gota talves possa apagar uma pedra de crack, um baseado ou  melar uma cocaína e principalmente lavar uma alma. Será que somos uma espécie de Zé Gotinha? 

terça-feira, 22 de junho de 2010

Para comentar mais um pouco....

     Esta flor muito conhecida em cercas vivas é uma das grandes belezas da natureza. Sua polenização em conjunto aos insetos agentes de sua reprodução. No sítio existe varios agentes polenizadores para que flores embelezem grandes círculos de vida. Um deles a família pode ser tanto o inseto quanto a flor. E as cercas vivas? No Sítio as cercas que separam quintais não existem cadeados, nem fechaduras, só chaves. E qual é a chave? É Deus. Pronto para abrir as portas para a verdadeira liberdade que Cristo nos dá , cercas que nos divide ao ponto de ser ou não ser um Cristão. To be or not to be - Thats the question: Como falamos de comentar é melhor questionar e questionamento bonito no inferno tá cheio, o questionamento tem que ser verdadeiro, uma observação , uma crítica  como um comentário. Então vamos comentar? Essa foto realmente é fantástica, ela mostra os dedos de Deus. Amém!!!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Comentário:

    Desde que surgimos comentários a nosso respeito são falados, bons ou ruins, não sabemos ao certo até onde se comenta, alguns pegam carona na obra, outros encostam na sombra, mas sempre haverá comentários. Acostumado com a realidade de comentários  deixo claro a vocês o significado desta palavra que mesmo usada para o lado negativo não nos abala: Comentário é nada mais que uma observação ou uma crítica, então aos nossos amigos seguidores e comentaristas deste blog, fiquem a vontade pois seus comentários nos inspiram a trabalhar, e para aqueles que dizem por aí ,também . O próprio sítio leva os acolhidos a serem comentaristas da própria vida. E para vocês deixo de presente esta foto para seja fonte inspiradora de belos comentários. Amém!!!

Pastoral da Sobriedade.

     Segunda no Sítio Bom Pastor.
      Terça na Paróquia de Santa Luzia.
      Sexta na Comunidade S. C. de Jesus. Sempre as 19:00 horas!

Corpus Christi.

Corpus Christi 2010, estivemos por lá com o nosso tapete, feito com
o material também doado pelas outras comunidades, o Bom Pastor 
agradece o carinho de todos que nos ajudaram!

domingo, 20 de junho de 2010

Renovação e Restauração!

    Todas as vezes que recebemos visita de algum amigo do sítio, algo novo ou mesmo diferente esta acontecendo no Bom Pastor. Estamos sempre passando por algum momento  fisicamente renovável, Padres que nos visitam sempre nos perguntam: E agora, o que tem de novo? De novo redundantemente está as novidades e uma delas é a renovação, o ato de tornar novo, mesmo que para renovar precisamos de restaurar. O exemplo da fotografia física do Sítio quando falo com o Gessi, do que tinha aqui e acolá e aos poucos no tempo de Deus restaura-se. Mas o que nos traz maior satisfação e saber que Deus usa todo este espaço mutante como ferramentas de sua obra, recursos renováveis da reintegração humana, consertando, resgatando, renovando e restaurando aqueles que se perderam no tempo humano e deixam ser levar agora pelo tempo de Deus. A natureza e sua imensa sabedoria, deixa suas lições diárias na vivência do Bom Pastor, desde o dia que se passa em sua ordem de manhã, tarde e noite, quanto as estações que mudam mostrando todas as suas agressivas características. Nossos acolhidos também são assim. muitos chegam como uma noite fria e escura em busca de um belo amanhecer, como um galho seco de uma árvore que ao chegar da  primavera reflorecerá. Deus nos permite todos os dias estas oportunidades, seus sinais estão em todo o momento, pena muita das vezes  não estarmos atentos o suficiente para abraça-lo. O acolhido quando abandonado  por si vai definhando até o fim, porém quando por sua vontade começa a sua restauração em busca de sua renovação estará como as flores que esconde sua maior beleza na humildade de seus pólens.
A beleza das rosas de Saron, nada seria se não fosse a vontade transformadora de Deus, ao transformar terrenos áridos em fertéis através de sua infinita generosidade! Amém!!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

DESERTO.

     Toda reflexão traz em si uma lembrança de atos e fatos ocorridos em nossas vidas. A Oficina de Oração e Vida e o Sítio Bom Pastor, onde somos acolhidos, nos ofereceu a oportunidade de uma reflexão individual em local isolado. De posse da Bíblia e outros materiais cedidos pela Oficina, fiz minha reflexão. Foram tantos e tantos anos sem dar importância ao fragelo de Jesus na Cruz esquecendo do meu auto-fragelo. Meu vício abrigava em seu ventre um ser humano,  não uma pessoa. As fraquezas, erros, tinham uma causa: afastamento de Deus. Hoje apaixonado pela Bíblia, busco nova vida não pensando que houve um tempo perdido, mas apenas uma espera. Agora semeio sementes, esperando colher o fruto mais almejado: A Graça de Deus.
( Este texto foi escrito por Sr. Sebastião, acolhido por 03 meses, depois do deserto da Oficina de Oração e Vida. Tião tem 67 anos, grande apaixonado pela vida, responsável pela horta e poeta. No dia do deserto o acolhido poderia escolher o lugar que lhe fosse mais agradável, e Tião recolheu-se entre os canteiros, mal sabe ele que Deus já esta colhendo os seus frutos, que outro dia mesmo foi semeado pelo simples fato de dizer sim a vida. Amém!! 

quinta-feira, 17 de junho de 2010

PERTO DO FOGO!

     Esta foto tirada de uma das fogueiras nesta última segunda feira no Sítio, não poderia ficar de fora do nosso blogspot.com. As fogueiras foram colocadas com o objetivo de quebrar a friagem local no decorrer da missa, e foram uma das belezas da nossa inesquecível  festa de dois anos. Aí me pergunto Big Bang ou Deus?, lá esta o fogo da grande explosão, o fogo é um dos elementos da criação de Deus , então o Big bang foi Deus que mandou também e ponto final. O fogo foi a grande descoberta da humanidade, pré históricos iluminados descobriram o fogo, protegeram-se dos predadores ,dos dias frios, iluminaram suas caçadas e depois prepararam suas caçadas, já era Deus lá. Calor , gases , ions e muitos outros fatores trazem lembranças em nossas memórias deste símbolo sagrado que descia em labaredas com os Dons do Espírito Santo. O fogo abrasador do Sagrado Coração de Jesus, que nos inflama a segui-lo. Então basta e digamos: Manda fogo meu Senhor!!! E ele manda mesmo! Enquanto digitava um amigo que um dia passou pelo mundo das drogas que tantas vezes usou esse mesmo fogo para acender um baseado, acabara de me ligar e dizer que estava trazendo três humildes pelejas, novinhas na embalagem para esquentar como o fogo um irmão que ele nem conhecer, talvez para mim neste momento possa ser uma das formas de ASCENDER aos CÉUS!Amém!!

Niver do sítio!!!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

SIMPLICIDADE.

    A  música da banda mineira Pato Fu diz em sua letra QUANTO MENOR A CASINHA, MAIS SINCERO O BOM DIA! e lá mais em baixo diz : QUANTO MAIS SIMPLICIDADE MELHOR O NASCER DO DIA!, seria esta a fórmula do Bom Pastor? a simplicidade exterior aumentando a riqueza interior, equilíbrio para entender que simplicidade, não tem nada a ver com pobreza ou qualquer sentimento de auto piedade?  O simples é o descomplicado, não tem excessos, nem extravagâncias, a simplicidade nos traz a felicidade, a alegria de viver com Deus que nos traz o BEM e a paz de espírito, agindo na mais pura simplicidade. Uma vida simples, é assim que vivemos e principalmente gostamos, pois para viver a simplicidade que Cristo nos dar temos que simplesmente gostar!  Amém!!!

terça-feira, 15 de junho de 2010

DOIS ANOS!

    A noite de 14 de junho de 2010, será mais uma das inesquecíveis boas lembranças do Bom Pastor, com a casa lotada estimando aproximadamente 150 pessoas envolvidas em profundos momentos de emoção e oração,
depoimentos e entregas, e principalmente um místico estado de fé. Pessoas vindas de Volta Redonda, Juiz de Fora, Petrópolis, Paraíba do Sul, Vassouras encontravam-se em uma profunda intimidade, uma sensação de que todos ali éramos uma só família. Com o passeio do Santíssimo e a Benção de sua Capela, transformou o Sítio em um novo local, uma nova casa, um novo ar a ser respirado, uma nova atmosfera. Quem chegar lá, como eu cheguei hoje sentirá exatamente o que eu digo neste momento, esta tudo novo, extremamente ou extraordinariamente diferente e olhem que convivo ali desde minha infância. Deixo a vocês o convite que Pe. Quinha fez a todos na noite de ontém, dizia ele que quando necessário for um momento de oração que visitem nossa humilde Capela do Santíssimo, sim lá no Sítio longe de tudo, na simplicidade de Deus!

A todos que nos conhecem , nos amparam, deixo em nome da família Bom Pastor o nosso muito obrigado, que Deus  abençoe a todos e que daqui uns dias estaremos lá de novo celebrando mais um aniversário!!
Obs. Esta foto foi tirada da missa do mês de maio, por motivos de intensa correria envolvidas com o nosso evento, estarei postando durante esta semana imagens de ontém  e de dias importantes nos dois anos do Sítio.

domingo, 13 de junho de 2010

Dia 14 as 19.00 hs!

    Missa em Ação de Graças pelos dois anos de acolhida do Sítio e Benção da conclusão da Capela do Santíssimo! Celebarante: Pe. Quinha

730 dias depois! Foi em uma noite como a de hoje!!

   Dia 13 de junho de 2008,  Dia de Santo Antonio, aproximadamente 22.00 hs, acaba a Missa no Colégio Santo Antonio, Maroca, Ministra da Eucaristia, Fatinha, Cordenadora da Comunidade SCJ e também Ministra, sua irmã Ana Lucia, foram abordadas por um homem de aproximadamente 30 anos completamente drogado e alcoolizado sentado a beira de uma importante rua do centro da cidade de Três Rios - RJ, onde o mesmo pede ajuda buscando uma casa de recuperação. Obs: Maroca é minha vizinha, e eu um servo da comunidade SCJ Fatinha é minha coordenadora. Voltemos, o telefone toca o Padre me pergunta sobre o funcionamento do Sítio,ainda que faltando algumas coisas para começar decidimos  que é chegada a hora. Obs: Olhem quanta proximidade entre os personagens desta história. Ligo para Gessi e o mesmo me diz estar com o carro preso na garagem do vizinho e não estava conseguindo sair. Quase meia noite Vitor filho  de Gessi vem ao meu encontro e diz que seu pai esta impossibilitado de chegar até o local. Apesar de nos comunicar por telefone a decisão ali era somente minha. Obs: Deus naquele momento me coloca a tomar uma decisão que seria uma das mais importantes de minha vida, levar uma pessoa que nunca vi, completamente sujo, embreagado e drogado, sem capacete na garupa de minha moto ou simplesmente o deixaria ali suplicando por ajuda a beira da calçada já íntima em sua vida. Obs: ele relatava ja ter passado pela Oficina de Jesus, Instituição fundada por Pe. Quinha, o Padre que nos mostraria todo este caminho a percorrer, e ainda teria passado por Três Rios junto a um acolhido da Ofic. de Jesus tendo até conversado com minha própria mãe. Então em profunda indecisão humana disse ao homem: VAMOS EMBORA MALUCO E SEJA QUE DEUS QUISER! Assim completava-se o ciclo da gestação do Sítio Bom Pastor! E nasceria uma das mais desafiadoras histórias da cidade de Três Rios, muitos chegaram e muitos ficaram pelo caminho, dentro e fora do Sítio, mas a fila anda e com Jesus não tem água morna ou é ou não é, medianismo não tem espaço nessa caminhada ou joga na moto ou larga na calçada. Gessi grande amigo desta caminhada joga na moto, Quinha  também e  tantos outros parceiros temos o prazer de dizer que não vamos a Igreja só pra mornar os bancos.
     Quando as anciedades do meu coração são muitas, as vossas consolações aliviam minha alma. (Sl.94-19).
 O coração no Sítio muitas das vezes é um péssimo conselheiro, e são através dos momentos de orações, dos movimentos , leigos,  dos Padres que nos apoiam, não só celebrando mas sentando a mesa e com muita satisfação comem um pão talvez dormido por mais de uma noite sem manteiga, um jantar fresquinho sem carne, ou não , podendo ser um belo pão com manteiga e queijo, café com leite quentinho ou uma suculenta janta com saladas e carnes com doce de sobremesa, que conseguimos fazer que as ansiedades dê uma pequena abertura para a consolação. Lembrai-vos Nossa Senhora da Consolação e vouvei  por nós vossos olhos misericordiosos junto a seu filho Jessus. Amahã dia 13 completamos dois anos de um resgate, que sequenciou todas essas Histórias fantásticas que testemunham a presença de Deus!

sábado, 12 de junho de 2010

CURIOSIDADE MATA!

  Esta é uma piada típica dos quadros do Didi Mocó no hospício: 301 ,301 todos os dias os loucos gritavam da janela do hospício, até que um dia um rapaz de tanto ouvir a meses resolveu subir até a janela para ver porque se dizia 301 sem parar todos os dias, lá tomou uma cacetada na cabeça e os loucos começaram a  gritar 302,302....assim é a dependência química, as vezes as vozes dos costumes, ou dos amigos, da cultura, ou da bandidagem, ou sei lá  o que,  contam todos os dia a espera de mais um curioso a experimentar algo que os loucos gritam, uma emoção que ultrapassa limites em busca de explorar o máximo e nunca usa a curiosidade antes do consumo mas sim a curiosidade de consumir. Fico as vezes curioso, de saber que exite tantas formas curiosas de viver em paz!!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Obra do Dedo de Deus.

     O Dedo de Deus é uma das montanhas mais famosas do nosso estado e do Brasil, o formato rochoso mostra o dedo indicador  apontando o céu. Michelangelo em sua poética obra mostra a delicadeza de Deus tocando em Adão, detalhe desta obra é que os dedos quase se tocam separados por uma pequena distância.E o salmista diz : Quando contemplo teus céus, obra do dedo de Deus. (Sl.08) . E as nossas vidas, e o sítio, e os acolhidos, e os alimentos que chegam, e os Padres que nos acompanham, e os leigos e..... , e.... não são cutucadas do dedo de Deus?. .De tudo isso volto a obra prima do pintor italiano e tento ver qual a distância do meu dedo e o dedo de Deus, e o que pode estar nos separando , mesmo que a distância seja milimétrica. Amém!!!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

A SOMBRA.


         Sombras do passado e a esperança de um futuro melhor, faz lembrar o que Gessi falou um dia em nossas partilhas, quando falava  que até a sombra de Pedro  curava em nome de Jesus. Jesus é a nossa Luz, e o Sítio por muitas vezes poderia dizer que seria como Pedro, podemos pensar que a sombra seria uma falta de luz, muito pelo contrário o Sítio traz a sombra amiga, que nos leva a descansar dos assombros da vida, e a esperança  grande motivadora deste momento em busca de uma cura, cremos que as sombras do sítio em nome de Jesus possa curar através da esperança!Amém!!

terça-feira, 8 de junho de 2010

MÚSICA!

    Música e Deus são fundamentais no Bom Pastor, há quem diga que a música é feita de átomos, você não pegar e nem ver, igual a Deus , impalpável !! sentimos Deus como  se sente a música , combinações definidas e harmônicas, sons e vibrações, grave ou agudo, baixa e alta, distinguida em seus timbres ou cheia de propriedades físicas ou filosóficas, desde a mitologia ou ritos primatas a música  é um veículo, uma flexa que atinge em cheio os corações, emocionando, abrindo as portas de corações endurecidos, as vezes sentimos nas missas o coro dos anjos. Quem canta os males espanta! quem louva reza duas vezes! Como é bom cantar e tocar na presença de Deus, essa voz que nos encanta,  é a voz do Bom Pastor cantoando suas ovelhas! Resgatando seu rebanho! As ovelhas conhecem a voz do seu Pastor. Sigam a voz do Pastor!

Parabéns Tereza.


    Hoje nossa amiguinha Tereza, como diz aqui na roça está colhendo abobora, ou seja aniversariando, por isso nós do Sítio desejamos muitas felicidades e muitos anos de vida!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

NEM TUDO SÃO FLORES.


    Muitas  das vezes algumas pessoas analisam nossa vivência junto a depêndentes químicos, até passam a participar mais ativamente junto ao Sítio, vivem momentos e climas de oração, de felicidade, enchergam misericórdia por todos os lados e é a mais pura verdade. Porém há outros momentos em que nós que estamos a frente, nos colocamos por questões funcionais de uma Associação movida por papéis  que comprovam sua legalidade a tomar decisões onde ficamos muitas das vezes contra a nossa própria compaixão, algumas decisões que precisamos tomar que nos corta ao meio, muitas vezes sofremos mais com um desligamento de um acolhido do que o próprio desligado e somente entregando a Deus e sentindo sua paz como resposta, nos confortamos a saber que chegamos em nosso limite humano. Aprendemos nesses dois anos, que quando um irmão chega foi Deus que nos mandou e confiou a nós por um determinado momento, talvez este momento  humanamente não é o nosso e por isso que sua estadia ali no Sítio não teve o resultado que sempre esperamos, talvez ali foi um pequeno passo para uma nova vida ou um passo para o final de uma vida. Em dois anos três falecimentos marcam nossa caminhada, pessoas que passaram pelo Sítio e infelizmente nós mais uma vez digo humanamente não conseguimos atingir o alvo. Um passou uma tarde, foi embora, meses depois acabou em uma overdose de cocaína e crack aos 20 anos,outro só almoçou e dormiu, foi embora deixando seu chapéu para traz por causa do álcool e o terceiro completou seis meses na casa porém simplesmente estava ali para agradar a mãe, nunca negou, e alguns meses após sua conclusão inclusive foi o primeiro a concluir os seis meses, foi encontrado a beira de um caminho vítma de uma convulsão. O primeiro deixou uma marca gravada no olhar de sua mãe quando me vê, sinto em seu olhar algo como nós tentamos e realmente foi assim, o segundo poucas pessoas e Deus sabem como particularmente lutei por ele pelo menos tentar, e o terceiro  deixou a marca do conforto de sua mãe que foi ao sítio na Missa de Pe. Quinha e ainda teve forças para dizer muito obrigado poucas horas depois de sepultar seu filho! Histórias são assim, e assim também são as HISTÓRIAS DE DEUS. Hoje peço que entregue seus pedidos e suas orações por uma mãe em que seu filho não se adaptou ao processo de vivência do sítio e que até este momento a dias não se sabe onde esta, tendo até uma suspeita de que possa ter sido carbonizado!

domingo, 6 de junho de 2010

HOMENS QUE DIZEM SIM!

    Por uma semana guardo esta foto, domingo passado dia 30 de maio, foi Dia da Missa das Famílias, dia de visitas e também aniversário de meu pai.  Já que o dia era de visitas porque não também termos um visitante celebrante, e assim foi  Pe. Anselmo nos visitou e celebrou. Os 70 anos de um homem justo que ao ouvir a proposta de seu filho transformar aquele cantinho de seu sítio, com aquela casinha humilde de colono em um lugar sem nenhuma modéstia santo, não sou eu que digo mas sim as pessoas que nos visitam e sempre retornan,  com o objetivo de salvar vidas. Deu seu concentimento sem indagações, com um confiante sim. Interessante que foi como Maria, ele não pediu tempo para pensar. Já do outro lado da cidade havia um Padre, recem ordenado e já Páraco de uma das Paróquias mais importantes da Diocese,  que como Maria, e o meu velho pai Zelinho, não indagou, também não pediu tempo para pensar e também confiante autorizou nosso trabalho e disse sim. O que seria do Bom Pastor sem o sim de papai, e se o Pároco falasse não, teria que ser respeitado ou feito de outra forma, mas a forma proposta  por Deus era esta, e  eles servos humildes que são disseram sim. Parabéns Zelinho pelos seus 70 anos de vida, que Deus  abençoe esta sua infinita simplicidade.  Parabéns Anselmo por hoje estar completando mais um ano de vida, e que Deus  abençoe esta sua infinita simplicidade. Parabéns qua ao exemplo de Maria disseram SIM!! Amém.

sábado, 5 de junho de 2010

SE JESUS ME LIBERTAR SEREI VERDADEIRAMENTE LIVRE.

    JESUS CURA, JESUS SALVA, JESUS LIBERTA. Todas as manhãs ao despertar de um novo dia, para dar mais um passo para a vida nova, novos homens tomam um simples cafézinho para o  desjejum e rezam este terço em busca da LIBERTAÇÃO. Os que um dia buscavam as sensações de alívio, prazer, euforia, ou qualquer tipo de complementação, hoje busca o livramento das falsas sensações a salvação. No Sítio, sempre falamos: Não somos casa de recuperação e sim de EVANGELIZAÇÃO. Não temos internos e sim ACOLHIDOS. Não somos clínica e nem casa de caridade e sim uma casa de OPORTUNIDADE. Nossos acolhidos não são objetos de caridade. São pessoas em sua maioria vítmas estruturais de um sistema social que ainda não acredita na epidemia da dependência química. A vivência da fé, estimula a uma mudança  de vida, mudança de sentido é conversão, conversão estimula a mudança de uma realidade, essa realidade é a vida. Agora sim, com Jesus na mente e os pés no chão, o acolhido tem plena consciência de que na vida terá sempre uma balança e que cada atitude pós sítio terá um peso, recaída é o que carrega-se como certo porém jamais pode-se pagar pra ver ! se não vai tudo pro ralo! e no ralo quem tem um pouco de entendimento do que já passou não pode botar a prova! Libertação, vai muito mais além de qualquer argumento humano, muitas vezes o usuário usou a droga ou álcool em busca de uma sesação de liberdade e quando vê se depara com a cadeia dos vícios. Libertação dos pecados, aqueles que achamos que é um pecadinho de estimação, não existe pecadinho nem pecadão. Tem pecado. Tem uns que gostam de fazer exorcísmo por aí , então fazem mini-exorcísmo e exorcísmo, então teria que ter capetinha e capetão, no entanto o inimigo ta aí, rugindo feito um leão, esperando alguém dá mole, nos cercando pelas fraquezas. Solução: Esteja sempre na ROCHA, a rocha é firme! e que batam com a cara na Rocha!! Amém!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Mãe da Divina Providência, Providenciai!!!

   Desde o início uma misteriosa coragem nos movia, pois como sustentaríamos essa casa? Muitas vezes as pessoas devem nos achar loucos. Em uma reunião do CCP, ainda no início o Pároco me chamou a  anunciar o nosso trabalho. Uma senhora influente no corpo pastoral de nossa Igreja e na sociedade trirriense me olhou e pensou: Mais um sonhador!! e tempo depois Deus a levou até o sítio, mesmo um pouco envergonhada me pediu desculpas por tais pensamentos. As perguntas sobre o nosso sustento são sempre as mesmas e as minhas respostas também: Rezamos todos os dias o Terço da Divina Providência, então Maria que é Mãe, providencia! é  o arroz que só tinha pra janta, chega pro almoço. É o pó DE CAFÉ, que acabou de manhã , a tarde espalha seu suave e delicioso aroma, é o pão,  a carne, os legumes e tantas providências incontáveis, como ter uma calça usada do tamanho certinho do irmão que chegou sem nada, da blusa e do sapato e até do frio que é de acordo com nossos cobertores. Misericórdia e Providência hoje são palavras que se fundem  infinitamente em um mesmo  significado no Bom Pastor. E assim com as bençãos de Maria nós vamos vivendo a cada dia, com seu amor que nos conquista, suas sementes plantadas dando-nos frutos que a nós confiou, Maria cheia de Graças roga por nós junto a seu filho Jesus e Jesus que não perde a graça nos derramando de sua infinita bondade e simplicidade, como o sabor caipira de um fogão de lenha feito por um acolhido, com materiais doados, recebendo panelas doadas, para cozinhar alimentos doados, para alimentar homens doados a nós por Jesus! Amém!!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

CINCO PÃES E DOIS PEIXES

   Um garoto desconhecido e precavido, tinha lá no seu embornal cinco pães e dois peixes, abre seu coração e nasce o milagre em frente a uma multidão que buscava o pão da vida, mas naquele momento padecia do pão da terra. Abrir o coração para Deus, é riscar um palito entre pólvoras, é acender a luz na escuridão. Imagino as vezes a possibilidade de sair pelas ruas a partilhar, nos asilos, nas calçadas, viadutos, marquizes e estradas com suas palavras a alimentar. No Sítio existem vários garotos desconhecidos que abrem seus embornais e  corações e o milagre acontece, alimentos chegam e multiplican-se. Quanta coragem do jovem em sua substimada oferta. A providência de Deus, é assim. Quem vive ou já viveu em alguma comunidade seja de vida ou terapêutica sabe do que estou falando, quem crê imagina, pois é simplesmente assim.Algo que só o amor pode explicar. Vamos abrir os nossos embornais!!!!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Acho que elas gostaram!!!


   Muitas vezes fico a pensar como somos agraciados por Jesus em tão pouco tempo de caminhada. Uma dessas graças foi a chegada da TOV. Oficina de Oração e Vida ao sítio. Expontânea e sem muita explicação a Oficina chegou no portão, abriu a tramela  e entrou! Nos encheu de vivências, modalidades de oração, textos para refletirmos a cada dia e depois partilharmos. Agredecemos as Oficinistas Dodora, Tereza e Sonia  não necessáriamente nesta ordem , por nos dar a oportunidade de a cada semana em nossas Práticas Semanais estarmos CARA A CARA, DEIXANDO NOSSAS REDES, PISANDO EM SUAS PEGADAS, EM BUSCA DE UM TESOURO,vendo O FRACASSO DE JESUS  e Maria uma MULHER DE FÉ, EM TUAS MÃOS entendemos que com Jesus OROU AMOU e que  POBRE ENTRE OS POBRES receberemos A GRANDE NOTÍCIA.!! Amém!! No segundo semestre tem mais!!! Aqueles que não conhecem, EU RECOMENDO!!!

A ESCADA ROLANTE

    Quando tudo começou, nosso acesso para descida era uma rampa de terra que nos dias de chuva era um  ¨¨Deus nos acuda¨¨ , principalmente quando as senhorinhas da Igreja nos visitava e com certeza os anjos as seguravam escorregando de morro abaixo. Em um belo dia um belo coração nos doou um caminhão de  pequenos e grandes cascalhos de mármore e granito, lembro-me como se fosse hoje a alegria dos acolhidos fazendo uma nova entrada com o objetivo de melhorar o acesso em dias de chuva, nem eles imaginavam a minha tamanha alegria com aquela melhoria. Passou-se um tempo com algumas doações conseguimos fazer a atual descida com quadros de cimento e com a boa vontade de todos gramamos em volta plantando flores criando ali um simples e belo jardim. Aí tu me pergunta: E a escada rolante? e eu te respondo: Esta aí!!! No Sítio a entrada sempre foi e será uma escada rolante, pessoas sobem e descem, choram e sorri, alguns contam quantos degraus tem esta escada em movimento, outros não contam mas obeservam passar um degrau de cada vez.
Mas se a luz acabar? Alguns sentam e esperam a luz voltar, outros sobem aceleradamente movidos pela ansiedade. Diga-se que tem gente por aí esperando a luz voltar, só que Ele esta no meio Nós!! Em fim toda essa luz, essa energia que faz mover essa grande escada da vida é o amor deixado por Cristo por Nós.